A importância do processo de integração e socialização da pessoa com deficiência:
É de grande importância salientar que a assistente social deve garantir a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração a vida comunitária e integração ao mercado de trabalho. Tendo como política de proteção social a todos que dela necessitam considerando suas possibilidades e capacidades que podem e devem ser desenvolvidas. Reforçando sempre o vínculo com a família e comunidade.
Os princípios constitucionais que sustentam o estado democrático de direitos fundamentam-se, dentre outros, na cidadania, na dignidade da pessoa humana e, nos valores sociais do trabalho, objetivando construir uma sociedade livre, justa e solidária, reduzir as desigualdades sociais e regionais e, promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer formas de descriminação.
Com base nessa linha de pensamento o trabalho da E.J. A e Oficina Protegida Terapêutica da APAE visam à integração social da pessoa com deficiência por meio de atividades de adaptação para o trabalho do adolescente e adulto que por motivo distinto não possa desempenhar atividade laboral do mercado competitivo.
Neste sentido a Terapeuta Ocupacional contribuir em todas as fases de acompanhamento da criança especial, desde a triagem de distúrbios do desenvolvimento até a fase final, na adolescência e idade adulta, com levantamento de habilidades que permitam a inserção no mercado de trabalho.
Tendo em vista seus objetivos gerais com as crianças especiais que são: promover mudanças no desempenho ocupacional e na qualidade de vida por meio de maior participação nas atividades escolares; esclarecer e reinterpretar aspectos de comportamento, dando uma nova visão da criança aos pais e professores; dar suporte a criança, família e escola, visando facilitar o processo de adaptação a incapacidade, com ajuste das expectativas de desempenho e otimização da relação criança-ambiente; promover participação na comunidade, com engajamento nas atividades sociais e culturais que são típicas para crianças e suas famílias.
Assistente Social: Arlete Maria Vargas da Cunha
Professora: Magda dos Santos Cabral
Professora: Ana Lucia Vergara Pereira
Terapeuta Ocupacional; Carina Bassan Dotto
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário