A discussão sobre o acordo comercial entre o Brasil, Uruguai e Argentina para a comercialização do leite prosseguiu nesta quarta-feira, 17, durante reunião da subcomissão que trata do tema na Câmara dos Deputados. Representantes do setor voltaram a relatar a preocupação com a entrada sem controle de leite dos países do Mercosul o que, de acordo com as entidades, pode levar produtores brasileiros à insolvência.
Relator do colegiado, o deputado Alceu Moreira (PMDB/RS) propôs como medida inicial a criação de uma legislação pelo grupo que proíba a aquisição de leite importado para ser usado em programas sociais do governo. Um fundo equalizador para a produção do leite também foi citado pelo deputado, que crê que o produtor precisa de garantias de preço mínimo sempre que estiver adequado dentro das exigências que serão estipuladas pelo marco regulatório que está será relatado por Alceu Moreira. Outro ponto abordado foi a criação de uma norma que exija um prazo mínimo de validade para o leite comprado do exterior.
Alceu Moreira ainda foi indicado pelo colegiado para representar de forma permanente a subcomissão na Câmara Setorial do Leite do Ministério da Agricultura (Mapa).
Após a reunião da subcomissão, Alceu Moreira e membros do grupo e de entidades estiveram reunidos no Mapa com os secretários de Políticas Agrícolas, José Carlos Vaz, e de Defesa Agrícola, Sérgio Jardim, para ampliar o debate. Alceu Moreira relatou o teor dos encontros da subcomissão e cobrou uma posição sobre os acordos comerciais.
Foto: reunião no Mapa
Rodrigo Mallmann
Jornalista
Dep. Alceu Moreira
Jornalista
Dep. Alceu Moreira
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário