Total Pageviews

Atividade educativa relacionada a prevenção da gravidez precoce.

Compartilhe:

Equipe do ESF Fonseca
A ESF 02 Vila Fonseca reuniu na manhã desta quinta-feira (29/09) no salão da comunidade católica São Luiz Gonzaga, adolescentes da "Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Firmina Simon" e da "Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Germano Brockman" para o desenvolvimento de atividade educativa relacionada a prevenção da gravidez precoce.

Conforme dados, 20% das gestantes cadastradas pela ESF 02 têm menos de 20 anos. Os riscos de gestação na adolescência não são apenas devido a idade, existem riscos biológicos, psíquicos e sociais bastante importantes, diz a equipe de saúde. A gravidez na adolescência traz mais problemas devido ao início do pré-natal tardio do que esta se dar numa fase precoce da vida reprodutiva.

As intercorrências mais comuns são: pré-eclampsia ou eclampsia, anemia, infecção urinária ou vaginal e parto pré-maturo.

A taxa de mortalidade é 2 vezes maior que entre gestantes adultas. A incidência de recém nascidos de mães adolescentes com baixo peso é duas vezes maior que em recém nascidos de mães adultas, e a taxa de morte neonatal é 3 vezes maior.

A mãe adolescente também apresenta com maior freqüência sintomas depressivos no pós-parto. A equipe mostrou aos alunos um vídeo contendo depoimentos de adolescentes, meninos e meninas, que passaram pela experiência de ter que assumir a responsabilidade por uma nova vida.

Após foi apresentada uma peça teatral sobre o tema com a participação  dos profissionais da equipe de saúde e de algumas alunas dessas escolas. Para encerrar, realizou-se uma dinâmica de grupo que destacou a cadeia de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. A ESF 02 agradece às instituições e pessoas envolvidas  neste projeto e coloca-se à disposição para esclarecimentos, assistência e parcerias.


O uso das fotos produzidas pelo Blog Em Questão é livre. De acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito. SMS Canguçu/  Divulgação
Compartilhe:

saúde

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: