Os sindicalistas saíram satisfeitos da reunião com o secretário de Coordenação Política e Governança Local da Prefeitura de Porto Alegre, Cezar Busatto, realizada dia 13/10, no Paço Municipal. Os representantes das centrais sindicais receberam um aceno positivo do executivo em relação ao pleito de organizar a Oficina Mundo do Trabalho e contar com a presença de dirigentes sindicais brasileiros e também das Américas na décima edição do Fórum Social Mundial (FSM), entre os dias 24 e 28 de janeiro, na capital gaúcha.
O secretário nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, considera vital o que chamou de inserção dos trabalhadores nos debates do Fórum Social Mundial e reafirmar a condição de Porto Alegre como capital mundial do evento. “Com a sinalização afirmativa da prefeitura, conseguiremos garantir uma expressiva bancada de sindicalistas das Américas”, assinalou.
Presentes na reunião os sindicalistas Mauro Silva, da UGT, Haroldo Brito, da CTB, e Daniely Votto Fontoura, da Coordenação de Relações Internacionais da Prefeitura.
FSM – Realizados anualmente, os três primeiros fóruns ocorreram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A partir de então decidiu-se que seria itinerante, devendo ser sediado em várias cidades diferentes a cada ano. Em 2006 foi policêntrico (Caracas, Karachi,Bamako) e em 2008 foi descentralizado. Em 2007 foi na África, durante os dias 20 e 25 de janeiro em Nairóbi (Quênia) e em 2009, aconteceu em Belém do Pará. No seu décimo ano, o Forum Social Mundial descentralizou-se em pelo menos 27 eventos espalhados pelo mundo. O primeiro deles, o "Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre" foi programado com atividades em vários municípios região metropolitana de Porto Alegre - Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.
|
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário