Total Pageviews

1,205,821

Morro Redondo - Abertura da Colheita do Pêssego do RS

Compartilhe:

Hamm destaca potencial da fruticultura durante Abertura da Colheita do Pêssego do RS

A cultura do pêssego na Metade Sul do Rio Grande do Sul foi destaque nesta sexta-feira durante Abertura Oficial da Colheita do Pêssego do RS, realizada em Morro Redondo. A solenidade foi realizada na propriedade de Edemar Flügel, que fica na Colônia Colorado. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura no Congresso Nacional, participou do evento e ressaltou a importância da retomada desse setor com força e que oportuniza a geração de renda e de emprego.

A primeira programação do parlamentar no município foi na  reunião com prefeitos da Associação da Zona Sul (AZONASUL). O parlamentar, que já destinou mais de R$ 13 milhões em emendas para região sul, ressaltou que o encontro dos líderes do executivo é essencial para fortalecer a zona sul e os movimentos em prol do desenvolvimento dos municípios.

Durante a abertura da colheita, o parlamentar, que também é produtor de pêssego em Bagé, enfatizou sobre a importância da fruticultura, em especial da cultura do pêssego. Somente na região de Pelotas, a produção de pêssegos tipo indústria, conforme a Emater/RS-Ascar, está em torno de 6,7 mil hectares e uma produção estimada superior a 54 mil toneladas, envolvendo 1.368 produtores. “Esses dados mostram o fortalecimento do setor que precisa de incentivos públicos para dar continuidade a excelente produção”, ressalta. 

Agricultura familiar

Na propriedade do agricultor Edemar Flügel, que foi cenário do evento, são cultivados 30 hectares de pêssegos que acolhem 24 mil pés. É um trabalho familiar que também conta com a produção de dois hectares de maçã, dois de abóbora e 12 hectares de preservação. “O exemplo desse produtor demonstra que a fruticultura deve ser tratada com prioridade por ser uma atividade de relevância social e que gera milhares de empregos no meio rural e na zona urbana e oportuniza mais renda aos agricultores”, aponta o deputado ao ressaltar que a cultura do pêssego tem grande importância econômica, social, histórica e cultural na região.

Hamm aproveitou a visita ao município para se reunir com o prefeito Rui Brizolara, a vereadora Silvia Augusta Wahast Slabão; o vereador, Neri Leal e os apoiadores Claudio Klumb e Marcos Antonio de Melo Siqueira para tratar das emendas destinadas ao município.

O uso das fotos produzidas pelo Blog Em Questão é livre. De acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito. Ricardo Moura / Em Questão
Compartilhe:

rural

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: