Total Pageviews

Cochilo após almoço aumenta produtividade

Compartilhe:

Adeptos do cochilo após o almoço podem ter o risco de doenças cardíacas reduzido. É o que afirma o chefe do Departamento de Hipertensão do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), vinculado ao Ministério da Saúde, Ivan Cordovil. “Realizei estudos onde pude observar que o comportamento da pressão arterial durante a sesta é semelhante ao desempenho mais baixo que as pessoas têm durante o sono. Ou seja, relaxar durante a tarde interrompe as tensões do dia a dia”, afirma. Segundo o especialista, o hábito é saudável, sobretudo, para quem é hipertenso. “Isso mais salutar ainda para quem tem pressão elevada durante a tarde. Porém, faz bem a todos”, afirma.
O técnico de redes do Datasus, Adir Luiz Pereira, conseguiu encaixar a sesta em sua rotina há dois anos. Ele garante que a prática melhorou a qualidade do trabalho. “Cochilar logo após o almoço faz uma limpeza na minha mente. Quando acordo, consigo solucionar coisas que estavam difíceis de resolver. O desempenho melhora porque proporciona um descanso mental”, garante o servidor, que está há 16 anos no MS. Das duas horas de almoço, Adir utiliza, pelo menos, uma hora para descansar. “Meus colegas de trabalho dizem que a mudança é perceptível”, afirma.
Para usufruir dos benefícios da sesta, Ivan Cordovil aconselha dormir entre uma e duas horas. “Mesmo que o descanso seja curto, ele é eficiente pois interrompe um período de estresse. O chefe do Departamento de Hipertensão do INC explica que para tornar o relaxamento mais eficaz é preciso evitar refeições pesadas. “O modo como você almoça também é muito importante. Você precisa de uma refeição leve antes de descansar. Com isso, haverá um  aumento da produtividade porque a pessoa volta a trabalhar com mais tranquilidade e bem-estar”, frisa.
Fonte: Ana Paula Ferraz / Ministério da Saúde


© 2010 - 2012. Todos direitos reservados a Ricardo Moura. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Compartilhe:

saúde

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: