Últimas

Agricultura lança serviço web para conferir movimentações e saldo das propriedades

Todos os pecuaristas gaúchos já podem consultar, pela internet ou via aparelho de telefone celular, movimentações e saldos de suas propriedades, o que só era possível obter com o comparecimento à Inspetoria Veterinária. O sistema é resultado do trabalho de estruturação do Serviço de Defesa Agropecuária (SDA), realizado por técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio: um completo banco de dados que reúne informações de 300 mil propriedades e cerca de 400 mil produtores gaúchos. 

Além de transformar as antigas fichas num banco de dados digitais, o dispositivo já vinha operando com a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA). O primeiro serviço disponibilizado aos produtores foi o credenciamento de técnicos habilitados pelo Ministério da Agricultura para efetuarem algumas movimentações diretamente no cadastro. A estimativa do veterinário Eduardo Vergara, um dos coordenadoresdo trabalho, é de que existam aproximadamente 150 médicos veterinários credenciados pelas empresas integradoras de aves e 60 pelas de suínos para executarem estas operações. 

Com o novo módulo, já disponível a partir desta segunda-feira (23), o produtor, mediante uma senha - que obterá na Inspetoria Veterinária e Zootécnica -, terá acesso ao cadastro completo de sua propriedade. "Poderá ficar sabendo do saldo de animais registrados, das movimentações realizadas, das vacinas informadas e das declarações encaminhadas", explica Vergara, que compara o novo serviço a um extrato bancário, na medida em que será possível a impressão. 

"Com isso, todos ganham. O produtor, que não precisará ir à IVZ para obter estas informações - disponibilizadas agora de forma instantânea, sem burocracia -, e a própria Secretaria e seus funcionários, que ganharão mais tempo para outras atividades inerentes ao trabalho que realizam no atendimento ao público",destacou o médico veterinário. 

Para o secretário Luiz Fernando Mainardi, este é mais um avanço, que coloca o Rio Grande do Sul num lugar de destaque na modernização da atividade agropecuária. "Este é um passo de muitos ainda que vamos dar para facilitar a vida do produtor e qualificar nossos serviços", explicou Mainardin. 

Para utilizar o serviço, o produtor pode acessar 
AQUI. 
https://secweb.procergs.com.br/sdae/soe/PRSoeLogon.jsp
Texto: Marcos Pérez
Foto: Tiago Francisco/Farsul
Edição: Redação secom (51) 3210.4305
  • Comente
  • Comente no Facebook

0 comentários:

Item Reviewed: Agricultura lança serviço web para conferir movimentações e saldo das propriedades Rating: 5 Reviewed By: Unknown