Total Pageviews

Audiência Pública e mobilização pela execução do asfaltamento da estrada ERS 265

Compartilhe:

Canguçu sediou na manhã de hoje, 11 de abril, uma audiência pública, organizada através do prefeito Cássio Mota e presidente do COREDE/Sul, a qual reuniu mais de cem pessoas, entre lideranças e diversos segmentos das comunidades envolvidas.

Estiveram presentes os deputados Dionisio Marcon (Federal) e Pedro Pereira (Estadual), o superintendente Regional do DAER Luiz Antônio Teixeira, representando o Governo do Estado, os prefeitos Vilson Gomes de Piratini e José Antônio Rosa de Pinheiro Machado, presidente da Câmara de Canguçu Gilberto Dêgar, presidente da OAB - Subsecção/Canguçu, Dr. Adriano Telesca Mota, diversos Vereadores dos três municípios,  Dirigentes Sindicais e representantes de Associações Comerciais e de Movimentos Sociais, todos defendendo a ideia de que a Região deve se mobilizar pela execução do asfaltamento da estrada ERS 265, a qual já está por ser concluída no trecho São  Lourenço do Sul/Canguçu, faltando ainda 9 km, cujo trecho vem em obras a quase 23 anos.
Deputado Federal Dionisio Marcon conversa com Ubiratan Rodrigues da Rádio Liberdade

O asfaltamento ora reivindicado é pela sequência do plano original de Canguçu a Pinheiro Machado passando, também, por Piratini resultando num impulso ao crescimento dessa micro-região da Zona Sul, alavancando o progresso econômico e turístico desses municípios e facilitando a interligação mais rápida e menos dispendiosa com todas as demais regiões do Estado.

Agradecendo a presença das lideranças, o prefeito Cássio Mota mostrou cópia da Proposta da Agenda de Desenvolvimento da Região Sul, a qual também elenca a necessidade de investimentos em pavimentações de vias de acesso, incluindo a pavimentação da ERS 265 - Canguçu/Piratini/Pinheiro Machado.

Cássio Mota disse acreditar na realização desse projeto pelo Governo do Estado, "pois não se escreve aquilo que não se deseja fazer". Pediu que os pronunciamentos fossem de união, esforço respeitoso e em conjunto em favor do interesse maior das comunidades da Região. O prefeito Vilson Gomes de Piratini destacou a necessidade de haver vontade política, pois as pessoas estão desacreditando nos políticos, elas pagam seus impostos e esperam retorno, é preciso esse retorno pelos gestores políticos,"o primeiro passo está sendo dado aqui nesta audiência", frisou.

Para o prefeito de Pinheiro Machado, José Antônio Rosa, o desenvolvimento de nossos municípios passa pela logística que se possa oferecer a quem aqui queira investir. Lembrou o Polo Naval de Rio Grande como algo extraordinário para a Região, no entanto, temos de nos preparar para este momento.

O deputado Pedro Pereira mostrou cópias de emendas suas em favor da destinação de recursos do Orçamento Estadual para a pavimentação da ERS 265 e gestões para que a Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia se reúna no próximo dia 3 de maio, em Piratini, à pedido do Prefeito daquele município, para discutir o assunto, como reforço à audiência realizada em Canguçu, "somos parceiros, independente de partidos", disse.

O deputado Federal Dionísio Marcon cumprimentou o prefeito Cássio pela organização da audiência, dizendo-se favorável a toda e qualquer mobilização, reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da Zona Sul. "Está faltando o projeto" para que essa obra seja incluída num plano de licitação e execução, afirmou, conclamando as lideranças a pressionar por isto. Existem R$ 2.300 bilhões para obras de investimentos e o asfalto vem de encontro ao desenvolvimento, concluiu.

Luiz Antônio Teixeira, superintendente Regional do DAER representando o Governo do estado, se referiu às carências do órgão para atender as demandas, tendo hoje, uma única patrola de 1982, para atendimento na região."Temos de partir para a pavimentação, a conservação de estradas de chão representa a repetição de gastos", a pavimentação representa um grande gasto uma vez só, "essa é uma obra que dará suporte ao desenvolvimento regional", frisou.

O coordenador do MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores Adilson Schug, representante do setor Sindical, da OAB/Canguçu, de Produtores Rurais, como Paulo Roberto Santos (de Pinheiro Machado), o qual sugeriu o nome do Prefeito de Canguçu para liderar uma Comissão para tratar sobre a questão.
A sugestão foi aclamada por todos e criada, tendo à frente o prefeito Cássio, com a participação de várias lideranças dos três municípios.

Informações : AI Prefeitura Municipal
Fotos: Ricardo Moura

Compartilhe:

obras públicas

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: