Total Pageviews

Pedro Pereira participa de audiência sobre resíduos sólidos

Compartilhe:
Foto: Pepo Kerschner/AL
Na manhã desta quarta-feira, 23, o deputado estadual Pedro Pereira, juntamente com os deputados Giovani Feltes e Ernani Polo, esteve em uma audiência no Palácio Piratini com o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, tratando do tema resíduos sólidos.

Segundo levantamento da Sub Comissão de Resíduos Sólidos, a situação no país é preocupante, já que somente 25% dos municípios brasileiros dão a destinação adequada aos seus resíduos.
No RS, dos municípios pesquisados, apenas dez têm Plano de Resíduos Sólidos pronto, 183 municípios ainda estão em fase de elaboração do Plano e 178 nem iniciaram sua elaboração.

Quanto às dificuldades para a elaboração do Plano, 176 municípios têm dificuldades técnicas, 133 dificuldades financeiras e 24 encontraram outros tipos de dificuldades na elaboração.
O que mais preocupa a Sub Comissão e os municípios gaúchos, é que a data prevista pela legislação brasileira exige que todos os municípios criem seus Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos até agosto de 2012 e a Eliminação dos Lixões e Disposição Final Ambiental Adequada até agosto de 2014. Dos municípios gaúchos pesquisados para a implantação do Plano, 311 não tem previsão e 60 implementarão o Plano até 2014.

O deputado afirmou que, como médico, reconhece a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e também do saneamento básico para a saúde pública. “Dar uma destinação correta ao lixo é uma forma de economia para municípios, estados e para o país, pois tais iniciativas evitam inúmeras doenças, o que significaria menos gastos com internações, exames, consultas e medicamentos”, enfatizou Pedro Pereira.

Gabinete do Deputado Pedro Pereira
Praça Marechal Deodoro, 101, 7º andar, sala 701
Compartilhe:

Pedro Pereira

rs

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: