Total Pageviews

Umidade de 14% coloca o Sul do Estado em alerta

Compartilhe:
Muito calor e poucas nuvens em Canguçu

As temperaturas continuam altas no Rio Grande do Sul e a umidade relativa do ar segue em baixa, especialmente na região Sul do Estado. Conforme a MetSul Meteorologia, a medição em Canguçu, nesta tarde, apontou 14% de umidade, índice que já coloca a cidade em estado de alerta. Entre os problemas decorrentes da baixa umidade do ar estão complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
 
A umidade relativa do ar significa o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera, num determinado momento, em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada.
 
 Ela aumenta sempre que chove, devido à evaporação que ocorre posteriormente. Em áreas de florestas ou próximas aos rios ou represas, a umidade é sempre maior.Jaguarão e Bagé estão com 26% e 24%, respectivamente, nesta tarde, e o Centro de Porto Alegre, 24%. Os três locais se encaixam no estado de atenção – faixa entre 20% e 30% de umidade relativa do ar.
 
Alguns cuidados podem ser adotados para minimizar os efeitos, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, molhar os jardins em sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol. Cruz Alta e Soledade registraram marcas de 27% de umidade, e Santana do Livramento, Quaraí e São Borja, 29%.Umidade entre 12% e 20% caracteriza estado de alerta, exemplo de Canguçu.
 
Nesse caso, o horário de restrição de exercícios se estende, das 10h às 16h, recomenda-se evitar aglomerações e ambientes fechados e também o uso de soro fisiológico para olhos e narinas. As temperaturas superaram os 33°C em boa parte do Estado nesta quarta-feira. Santa Rosa, no Noroeste do Estado, registrou 35,7°C; Teutônia, no Vale do Taquari, 34,4°C; São Leopoldo, no Vale do Sinos, 33,4°C; e Santa Cruz, no Centro do Estado, 35,1°C. Na zona Norte de Porto Alegre, os termômetros marcaram 34,1°C.



Fonte da notícia: Correio do Povo 
Compartilhe:

temperatura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: