Total Pageviews

10 músicas para ouvir enquanto o mundo acaba

Compartilhe:
Fim do mundo: até o apocalipse tem que ter uma trilha sonora.
A humanidade já sobreviveu a incontáveis “fins do mundo” previstos por toda sorte de místicos, cientistas e outros apocalípticos. Deve ser por isso que quase ninguém anda botando muita fé nessa história de que vamos todos sumir do mapa em 21/12/12 conforme teria cravado a “profecia maia” ou o “calendário maia”.
De qualquer forma, toda vez que um suposto evento de destruição planetária como esse pinta no horizonte fica aquela sensação de “mas, vai que..?”. Então, pra não deixar ninguém ser pego de calças curtas caso, no dia fatídico, o Sol resolva se apagar, aconteça um hecatombe nuclear, os alienígenas pulverizem a Terra ou o chão se abra engolindo todo mundo, bolamos essa lista de 10 músicas pra se ouvir enquanto o mundo acaba!
Dê um play na seleção e aumente o volume como se não houvesse amanhã (pode ser que não haja mesmo):
10-) R.E.M. – It’s The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine)

Já que toda lista tem um clichezão, já vamos começar a nossa com ele. E não tem postura melhor pra um eventual fim do mundo do que um sonoro “dane-se”, não é mesmo?
09-) Tom Waits – Earth Died Screaming

Um pouco mais desesperadora que a anterior mas, diz aí, quem melhor que Tom Waits pra narrar o fim dos tempos com sua voz rasgada em uma espécie de haikai beatnik-apocalíptico?
08-) Dave Matthews Band - When the World Ends

Já parou pra pensar no que você vai estar fazendo quando o mundo acabar? Bom, é disso que o Dave Matthews trata nessa canção. Tem umas ideias boas aí…
07-) Madonna feat. Justin Timberlake – 4 Minutes

O pop mostrando as caras em pleno Armagedom. Madonna e Justin Timberlake tinham quatro minutos pra salvar o mundo, mas ficaram dançando o tempo todo. Bom, já que vamos ser pulverizados, pelo menos que seja com algum “remelexo”.
06-) Metallica – I Disappear

Nada como desaparecer da face da Terra com um bom hard rock como trilha sonora. Não sei se o Metallica estava prevendo o fim dos tempos quando fez essa música para a trilha do filme Missão Impossível 2 (2000), mas a banda acabou compondo um belo tema para o ocaso da humanidade.
05-) Paulinho Moska – O Último Dia 

Moska botou uma reflexão sobre o fim do mundo (meio parecida com a do Dave Matthews ali em cima) na abertura de uma novela da Globo (a brevíssima O Fim do Mundo, 1996). Acho que, na época, botou muita gente pra pensar… “O que você faria se só te restasse esse dia?
04-) The Strokes – You Only Live Once

Que tal se despedir desse plano mandando um épico e justificadíssimo “YOLO“? Não sei se os caras do Strokes vislumbraram a possibilidade quando compuseram essa canção mas, já que tá aí, vamos usar, né? Nem que seja pra colorir um pouco o fim dos tempos…
03-) Radiohead – Exit Music (For a Film)

A música perfeita pra embalar a subida dos créditos de um filme que acaba sem deixar nem sombra de esperança também é uma boa escolha para quando tudo o que conhecemos se desintegrar. De propósito ou sem querer, com esse som Thom Yorke e sua trupe compuseram uma balada definitiva de despedida.
02-) The Doors – The End

Embora eu a tenha escolhido (não só por isso, mas…) meio que  justamente por ser a música que embala a introdução do filme Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979), essa canção tem lugar garantido em qualquer lista apocalíptica feita dos anos 1970 para cá. Não que haja espaço para discussão mas, quer trilha sonora melhor para o fim dos tempos do que o Jim Morrison abraçando o FIM e o chamando de “seu único amigo”?Deep shit.
01-) Oasis – Live Forever

Longe de mim encerrar essa “coletânea” na deprê total. Afinal, se o mundo for mesmo acabar, que a gente se vá cantando sobre como gostaríamos de viver “pra sempre”. Dizem por aí que Noel Gallagher, guitarrista e principal compositor do Oasis, fez essa música como uma resposta pra Kurt Cobain quando descobriu que o líder do Nirvana queria batizar uma música e um disco inteiro (que acabou virando o In Utero; 1993) comoI Hate Myself And I Want to Die. E então é isso aí: “Maybe I just want to fly/ I want to live, I don’t want to die/ Maybe I just want to breathe/ Maybe I just don’t believe/ Maybe you’re the same as me/ We see things they’ll never see/ You and I are gonna live forever”.
BONUS TRACK:  The Beatles – The End

E pra não deixar mesmo motivo pra dizer que não encarei “o fim” de forma positiva: “And in the end/ The love you take/ Is equal to/ The love you make.”
Tchau, mundo!
 
Compartilhe:

música

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: