Total Pageviews

Secretário de Agricultur​a de Canguçu recebe produtores de morango

Compartilhe:
Foto: Augusto Pinz
O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Cleider Menegoni, recebeu os produtores de Morango do município de Canguçu em uma reunião na secretaria na tarde desta segunda-feira (07).
Os agricultores queriam saber como seria a política da secretaria em relação ao cultivo do morango, que hoje é uma alternativa de renda para os moradores do interior e uma possibilidade de diversificação nas propriedades.
 
O secretário Cleider deixou claro que a secretaria seguirá incentivando a produção e pretende adotar maior incentivo, principalmente, aos novos agricultores que ingressarem neste tipo de cultura.
 
O programa da produção de morango acontece por conta de um fundo municipal onde o município financia as mudas para os agricultores que tem dois anos de carência. Segundo o Secretário de Agricultura com o valor que o fundo dispõem para ajudar os 88 produtores será possível partir, em um primeiro momento, com 1.500 mudas para cada um. O número, apesar de não ser ainda o ideal, é apenas um começo. "Estou passando o que temos no momento. Tenho consciência que não é o ideal e por isso vamos trabalhar para aumentar", disse Menegoni.
 
Atendendo pedido dos produtores será feita uma avaliação dos técnicos da secretaria de Agricultura para ver onde está tendo maior volume de produção para que possa receber mais mudas. Uma das dificuldades é a compra destas mudas que vem do Chile. "Existem boas mudas no Uruguai e vamos estudar a possibilidade de comprar aqui, mais próximo", revela o secretário. Cleider também lembrou que ocorreu uma redução de R$ 200 mil no orçamento da Secretaria de Agricultura e Pecuária para 2013 o gera maior cuidado com os gastos.
 
Ficou combinado que no final de Janeiro será feito um seminário sobre o tema para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir dos produtores e apresentar novidades sobre o tema em uma construção em conjunto de alternativas entre administração pública e a comunidade rural. A Secretaria também estuda a possibilidade de facilitar o acesso a assistência técnica junto aos produtores, um ponto que não tem acontecido. "Com um trabalho junto ao produtor futuramente eles podem comprar diretamente estas mudas, estamos dando os primeiros passos. E também podem começar com outras variedades de produção", revela o secretário Cleider.

Informações:
 
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Canguçu-RS
Compartilhe:

Prefeitura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: