Total Pageviews

Dia tenso entre recicladores e Prefeitura Municipal

Compartilhe:

Canguçu foi o centro das atenções entre a rede de virtual de entidades ligadas a reciclagem de lixo em todo o estado nesta sexta-feira (15), a notícia do impedimento de alguns trabalhadores de desenvolver suas atividades no galpão em Canguçu, agitou a  Cooperativa dos Trabalhadores em Coleta Seletiva e Resíduos Sólidos – COOPERSOL, a desenvolve um importante trabalho no município e o trabalho realizado tem observadores de muitas entidades no estado. 

Segundo um grupo de trabalhadores a Secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo comunicou que existia um descontentamento com alguns dos membros após manifestação na Câmara de Vereadores durante uma sessão especial, o relato de uma trabalhadora causou constrangimento na Secretaria Aline Nunes que não teria gostado da franqueza usada na oportunidade, a trabalhadora relatou das dificuldades do trabalho na reciclagem e que consegue R$ 200,00 mensais por seu trabalho, que muito material é roubado do local onde existe o galpão e que não recebi auxilio da Prefeitura e que se este viesse ajudaria e muito. 

Segundo as trabalhadoras um representante da Secretaria Aline Nunes compareceu nesta sexta-feira (15) comunicando que as mesmas tinham falado besteira e que o contrato delas tinha acabado, a informação causou revolta e ativou uma rede de solidariedade. 

O Blog Em Questão procurou a Secretaria Aline Nunes mas devido a compromissos ela não pode nos atender, o responsável pela coordenação do meio ambiente Thomaz Raffo falou que o contrato havia acabado e que mais informações somente Aline Nunes.
 

Após a visita a Secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo fomos até o galpão da reciclagem onde fomos informados da visita de Aline Nunes e que a mesma teria voltado a traz. As trabalhadoras presentes reafirmaram as informações prestadas e acrescentaram que dois coordenadores devem ser nomeados para trabalhar no local. 

É realmente muito triste a revelação destes fatos, projetos voltados para a inserção social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis são uma alternativa importante, mas com liberdade e sem constranger  uma categoria de trabalhadores historicamente excluída, que vem lutando para conquistar o reconhecimento de seu trabalho e da grande contribuição que presta, há décadas, em anonimato, na preservação ambiental do país.
Compartilhe:

lixo

meio ambiente

últimas

Deixe um Comentário:

2 comments:

To de Olho! disse...

LENDO A REPORTAGEM , FIQUEI ESPANTANDO COM A ATITUDE DA SECRETARIA, POIS FALAM TANTO NA VALORIZAÇÃO DOS CATADORES, O GRANDE TRABALHO QUE DESENVOLVEM JUNTO A COOPERATIVA,E OS TRATAM DESSA FORMA, TENTANDO INTIMIDALOS POR FALAREM OS PROBLEMAS QUE OCORREM??!! É INFELIZMENTE A QUERIDA SECRETARIA HOJE METEU OS PÉS PALAS MÃO...

Anônimo disse...

ISSO ACONTECEU EM CANGUÇU, NÃO ACREDITO