Total Pageviews

Secretário de Desenvolvimento Rural Cleider Mengoni é um dos novos coordenadores do Consema

Compartilhe:
A troca de informações para aproveitar os programas existentes foi a principal pauta do encontro de hoje (21), promovido em Pelotas pelo Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consema) das prefeituras ligadas à Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). O coordenador da Câmara Setorial do Leite, João Milton Cunha, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Antonio Queiroz, foram os palestrantes.

A idéia, conforme Cunha, é acolher as reivindicações da região e reforçar as informações para evitar que os municípios, por falta de conhecimento dos gestores, deixem de aproveitar os projetos de parceria com o Estado. . "Queremos ampliar a nossa relação com as prefeituras, visando potencializar o desenvolvimento econômico e social do Estado", disse.

Ao comentar os programas destinados ao incremento da bacia leiteira, o representante da Seapa destacou o Mais Leite de Qualidade, que procura estimular, através de subvenções que devem chegar a R$ 78 milhões, a adoção de resfriadores de expansão e ordenhadeiras para cerca de 44 mil produtores. “Estes equipamentos possibilitam atingir um produto valorizado pela indústria, o que assegura uma melhor remuneração ao produtor, além de estimular o aumento da produção”, explicou.

Também destacou o Programa de Desenvolvimento do Leite, que contará com instrumentos como o FundoLeite e o Instituto do Leite, essenciais para gerar políticas e assegurar recursos para investimento no setor.

Já Queiroz mostrou programas elencados como estratégicos para o atendimento às demandas da região em ações como irrigação; cooperativismo; formação do Arranjo Produtivo Local (APL) na área de alimentos e fomento à agricultura familiar com a criação de um balcão de negócios junto ao mix de lojas do Mercado Público de Pelotas. A gerente regional da Emater, Karin Peglow, também apresentou ações em parceria com a SDR e avaliou positivamente alguns programas em andamento, como o RS Pesca e Aquicultura e Leite Gaúcho.

ELEIÇÕES – Os integrantes do Consema também escolheram os novos coordenadores do grupo e acabaram reelegendo para o cargo de presidente o secretario de Agricultura de Candiota, Fabiano Oswald. Para os cargos de vice-presidente e secretário foram eleitos Denilson Aguiar Rodrigues, de Santa Vitória do Palmar e Cleider da Cunha Menegoni, de Canguçu, respectivamente. O novo encontro do grupo ocorrerá no dia 25 de abril, na sede da Azonasul, em Pelotas.

 

Informações: Kariza Albuquerque Barros
Via AI Prefeitura Municipal
Compartilhe:

Prefeitura

rural

últimas

Deixe um Comentário:

1 comments:

Anônimo disse...

Trabalha mais aqui, cuida das estradas que estão péssimas!!