Total Pageviews

Afonso Hamm lidera reunião sobre Projeto dos Rodeios

Compartilhe:
O Projeto de Lei 2086/2011, que dispõe sobre a proibição de perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal, em rodeios ou eventos similares, foi tema de reunião na quarta-feira, em Brasília. O autor da proposta, deputado Ricardo Trípoli, esteve reunido com parlamentares e representantes dos tradicionalistas, durante encontro agendado pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), na sala da presidência da Comissão de Turismo e Desporto. A luta pela manutenção dos rodeios e a defesa da cultura e das tradições gaúchas foram destacadas na reunião.
 
A reunião também contou com a presença do deputado estadual Ernani Pólo, deputados federais Nelson Marchezan Júnior, Jerônimo Goergen, o tradicionalista cantor João Luiz Corrêa, que representou o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erivaldo Bertolini e a diretora de relações internacionais da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) de Brasília, Loiva Calderan.
 
Hamm destaca que este foi o primeiro encontro da representação das entidades tradicionalistas e parlamentares com o deputado Trípoli. “Foi uma reunião de esclarecimentos e para apresentar a preocupação dos tradicionalistas do Rio Grande do Sul, tendo em vista que os rodeios se traduzem em importantes atividades turísticas e culturais para o Estado, que, além disso, movimentam a economia”, sintetiza.
 
Na ocasião, foi entregue ao autor uma carta elaborada pelo Conselho Diretor e a Diretoria Executiva da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Dentre outras pontuações, o documento diz que a Confederação defende todas as medidas que visem a proteção dos animais, especialmente aquelas que se destinam a impedir ferimentos, situações de sofrimento desnecessário, cansaço exagerado, e que garantam boa alimentação, disponibilidade de água e que não causem sofrimentos a esses animais.
 
João Luiz Corrêa enfatizou sobre o lado cultural que envolve esses eventos, com costumes e tradições realizados há mais de 300 anos e que fazem parte da lida campeira. O representante do MTG ainda destacou que os rodeios crioulos seguem as regras rígidas de proteção animal, penalizando gravemente o peão que por ventura pratique maus tratos. Já, Loiva relatou que 45% do turismo interno do Rio Grande do Sul gira em torno dos rodeios. 
 
As lideranças seguirão mobilizadas para a realização dos ajustes necessários de maneira a garantir a realização dos rodeios.
Compartilhe:

política

tradicionalismo

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: