Total Pageviews

Dia do Desafio 2013

Compartilhe:
Participação da comunidade escolar em 2012 - Foto : Ricardo Moura
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
 
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
 
 
 
Neste ano de 2013 o município de Canguçu enfrenta a província de Yara no Dia 29 de Maio. 

A face física de Granma é caracterizada pelo contraste harmonioso entre a planície ea montanha. Em seus limites incluir muitos dos picos mais altos do território cubano, junto com a vastidão incomensurável da planície de Cauteloso, um dos extensa do país e uniforme.

Para o sul, ocupando um terço do seu território, fica a Sierra Maestra, a verdadeira espinha dorsal da geografia oriental. A elevação máxima de Granma é o pico de 1.730 m de altitude O Bayamesa. De Sierra despejar todos os principais rios da província. Entre eles, em primeiro lugar, o Cauteloso, o mais longo dos rios cubanos, e os rios Cautillo, Bayamo, Ox, Jicotea, Yara, Jibacoa, e Vicana, entre outros. Na encosta sul da Serra rios ficar Mota e Macio.

O contraste físico que caracteriza a província se aplica igualmente às suas costas e mares de margens baixas e pantanosas, povoadas por manguezais e pântanos, águas rasas e ilhotas de Guacanayabo a majestade árido dos terraços do Sul, onde está localizado no extremo sul da ilha de Cuba, a ponta do Inglês.
 
Granma é uma das 15 províncias de Cuba. Isto vem na esteira da recente divisão político-administrativa, aprovada em agosto de 2010, e assumiu o seu nome em 1976 em homenagem ao desembarque do Granma praia Las Coloradas, usado por Che Guevara e Fidel Castro para pousar em Cuba com outros guerrilheiros .

A adoção desse nome ocorreu também pela disputa entre as cidades de Manzanillo e Bayamo, no nome definitivo que deverá conduzir a província para incluir tanto geograficamente perto. Apesar de Manzanillo, sempre mais desenvolvidas da cidade de Bayamo foi escolhido pela Assembleia do Poder Popular para a capital provincial, lembrando-se neutro propor este nome, nome consagrado na história de Cuba. Granma era o iate que levou Fidel ea expedição que começou a revolução da Sierra Maestra, em 1956.

A Diocese da Igreja Católica, que corresponde ao território da província chamada diocese de Bayamo-Manzanillo de possuir uma força incomparável na história da religião e da quantidade religiosa reconhecida, na cidade de Manzanillo, acima grandemente para Bayamo.
 
Yara é uma pequena cidade e município da província de Granma de Cuba, situada a meio caminho entre as cidades de Bayamo e Manzanillo, no Golfo do Guacanayabo. Yara significa "lugar" na língua Taino
 
Compartilhe:

educação

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: