Total Pageviews

Jogos da Juventude Rural irão movimentam Uruguaiana

Compartilhe:

Crédito: Divulgação Emater/RS-Ascar
 Já tradicionais no município, os Jogos da Juventude Rural esperam receber mais de 2.500 participantes, na sua 17ª edição. Este ano, o evento acontece entre os dias 25 e 28 de julho, na Barragem Sanchuri, em Uruguaiana. A realização é da Associação da Juventude Rural de Uruguaiana (Ajur), com apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Uruguaiana. O principal objetivo dos Jogos é a promoção da cidadania, confraternização e trocas de experiências entre crianças, jovens e adultos, através do esporte e do lazer. Além disso, visa o resgate das raízes culturais e o fortalecimento das organizações em grupo.

A empregada da Emater/RS-Ascar, a assistente administrativa Tânia Marlei de Oliveira Gonçalves Veppo, explica que a Entidade começou, em Uruguaiana, a atuação junto à juventude rural há mais de 20 anos. No entanto, foi a partir de 1995, através de parcerias com professores, vice-prefeitos, lideranças da comunidade e grupo de jovens, que a Emater/RS-Ascar passou a realizar anualmente os Jogos Rurais.

Neste ano, a programação inicia-se com a recepção das delegações e o congresso técnico. Logo após, começam os jogos que devem durar toda tarde, estendendo-se à noite de quinta-feira (25/07). As modalidades desta edição são futebol sete masculino, feminino e veterano; futsal masculino e feminino e voleibol masculino e feminino. As equipes são formadas pelas delegações das localidades de Barragem Sanchuri, Imbaá, João Arregui, Plano Alto, São Marcos e Vila do Açude.

No dia seguinte, os jogos continuam pela manhã. À tarde, será realizada uma entrevista com as candidatas à rainha, onde serão testados os seus conhecimentos, e também, a prova do crochê. Nesta prova, as participantes deverão fazer a pontilha em guardanapos. A primeira carreira deve conter um ponto baixo e três correntes, a segunda carreira, por sua vez, deve apresentar um ponto alto e três correntes. A vencedora será a que fizer em menor tempo e com qualidade o trabalho. “As competidoras podem ficar com o guardanapo de tecido e a linha de crochê, como forma de incentivá-las a continuar com os trabalhos manuais”, destaca Tânia. Na sequência, será servido o jantar e a solenidade de abertura com apresentações artísticas. Ao final da noite, haverá a competição do cabo de guerra masculino e feminino.

Já no sábado pela manhã (27/07), é a vez do atletismo e das provas rurais. Serão realizadas as competições de corte de lenha feminino e masculino; cabo de guerra feminino e masculino; vaca parada adulto e infantil e a corrida do saco feminina e masculina. À tarde e à noite serão disputadas as semifinais dos jogos. Às 23h30 acontece o tradicional Baile de Confraternização, com a escolha da Rainha dos Jogos Rurais. Participam do desfile seis candidatas, uma de cada localidade.

Conforme Tânia, a escolha da rainha acontece pela soma da pontuação obtida na prova de conhecimentos – entrevista realizada pela equipe da Emater/RS-Ascar – e os quesitos demonstrados no baile como desenvoltura, beleza e simpatia.

No domingo (28/07), durante o dia, acontecem as finais dos jogos. À noite, será realizado o encerramento das competições e a premiação.

Segundo Tânia, a expectativa para esta edição é que o evento traga aos jovens, mais cidadania e representatividade para enfrentar desafios. “É preciso continuar acreditando na importância do fortalecimento das organizações e da sua permanência no meio rural, valorizando as atividades agrícolas como oportunidades de geração de renda”, finaliza.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Bagé
Jornalista Franceli Couto

Compartilhe:

rural

Deixe um Comentário:

0 comments: