Total Pageviews

Atletas prestigiam divulgação dos editais da Fundergs

Compartilhe:
Foto: Brunno Prado
Atletas de diferentes modalidades, representantes de federações e autoridades prestigiaram nessa quinta-feira (27/02) a apresentação dos editais lançados pela Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) que objetiva ampliar e democratizar o acesso ao esporte e o lazer no Estado.
Durante o evento, que contou com as presenças do atleta do Internacional e representante do Bom Senso F.C Dida; do atleta do Grêmio Zé Roberto, da campeã mundial de ginástica Daiane dos Santos; o presidente da Fundergs Claudio Gutierrez apresentou o novo formato dos editais que prioriza o repasse de recursos, principalmente, para os atletas com deficiência, idosos, indígenas, negros e mulheres, além de fortalecer as modalidades de alto rendimento e instituições socioeducativas.
“São poucos ou quase nenhum os projetos no esporte que priorizam esses grupos. E isso inspirou nossa equipe técnica a construir esse edital. O preconceito ainda está muito presenta na nossa comunidade, por isso, estamos dando nossa parcela de contribuição para combater essa questão, através da democratização e da gestão participativa”, afirmou o presidente da Fundergs, Claudio Gutierrez. 
Os editais elaborados disponibilizam, no total, uma verba de R$ 2 milhões, maior volume de investimentos lançado de uma só vez pela Fundergs em toda sua história.
O secretário de Esporte e Lazer do Estado, Ricardo Petersen destacou outras características dos editais. “Além dos recursos que objetivam apoio financeiro para projetos sociais, pretendemos financiar a participação de atletas e equipes em competições fora do Estado, eventos esportivos e de lazer, e aquisição de equipamentos para melhorias e renovação de áreas e espaços esportivos no Estado”.
A ex-ginasta e embaixadora do esporte gaúcho, Daiane dos Santos, que veio a Porto Alegre especialmente para participar do evento afirmou que “a iniciativa da Fundergs oportuniza que todos sejam tratados da mesma forma. Além possibilitar que os atletas se preparem melhor para as competições e que todos os praticantes de atividades esportivas se sintam incluídos na sociedade”.
Outro depoimento que valorizou a iniciativa da Fundergs foi do jogador de futebol Zé Roberto. “Para mim é um orgulho fazer parte dessa equipe que não poupa esforços para desenvolver o esporte, principalmente, entre grupos que normalmente são esquecidos pelos governos. Por isso, uma causa como esta nos faz sair cedo de casa para oferecer nosso apoio”, afirmou o jogador.
Também estiveram presentes no evento, Alexandre Couto, Presidente da Federação Desportiva dos Surdos/RS; Eleine Ruiz Comissão dos Idosos de Porto Alegre; Nelson Horn Ilha, Presidente da Associação das Federações Esportivas do RS e Velejador; Pedro Dias, Vice-Presidente da Federação Gaúcha das Associações de Moradores; Zaqueu Claudino, Presidente da Federação das Organizações Indígenas do RS; Valmir Pereira, Representante do Conselho Estadual dos Povos Indígenas; Zilmar Gomes, Comissão dos Idosos do RS; Luiz Bilibio e Jorge Teixeira, professores de Educação Física da Unisinos, João Derly, Bicampeão Mundial de Judô e Vereador de Porto Alegre; Irani Teixeira, Vereador de Cachoeirinha; Victor Fernando Souza, Vereador de Campo Bom e André Machado, jornalista.
Para participar dos editais, os interessados (instituições públicas, entidades privadas, atletas, associações e etc) deverão protocolar os Planos de Trabalho na Fundergs (Avenida Borges de Medeiros, 1.501, 4º andar) até o dia 15 de março de 2014, no horário das 14h às 17h.
Mais informações sobre os editais no site www.fundergs.rs.gov.br
Texto: Emerson Alves
Via: http://www.fundergs.rs.gov.br/
Compartilhe:

esporte

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: