Total Pageviews

Telescópio Hubble, da Nasa, capta imagem de buraco negro gigante

Compartilhe:


17/09/2014- Astrônomos usando dados do Telescópio Espacial Hubble da NASA e da observação do solo encontraram um objeto improvável em um lugar improvável: um buraco negro monstro escondido dentro de uma das galáxias mais ínfimas já conhecidas. O buraco negro é cinco vezes a massa do outro no centro da nossa galáxia Via Láctea. É dentro de uma das galáxias mais densos conhecidos até à data – a galáxia anã M60-UCD1 que abarrota 140 milhões de estrelas dentro de um diâmetro de cerca de 300 anos-luz, que é de apenas 1/500 do diâmetro da nossa galáxia.  Para efeito de comparação, no céu noturno da galáxia é possível observar pelo menos 1 milhão de estrelas visíveis a olho nu. Nosso céu noturno visto da superfície da Terra mostra 4.000 estrelas.

A descoberta implica que existem muitas outras galáxias compactas no universo que contêm buracos negros supermassivos. A observação também sugere galáxias anãs podem realmente ser os restos despojado de galáxias maiores, que foram dilaceradas durante colisões com outras galáxias, em vez de pequenas ilhas de estrelas nascidas em isolamento.

“Nós não sabemos de qualquer outra forma, você poderia fazer um buraco negro tão grande em um objeto deste pequeno”, disse University of Utah astrônomo Seth Anil, principal autor de um estudo internacional da galáxia anã, publicado na edição de quinta-feira da revista Nature.

A imagem foi captada no dia 10 de setembro de 2014, mas só foi divulgada hoje (17/09).
Compartilhe:

Feature

internet

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: