Total Pageviews

Dicas para o ENEM

Compartilhe:

Com certeza passar no ENEM sem estudar é o sonho de muitos, certo? A prova do ENEM desse ano será no segundo semestre, mas a verdade é que já bate um desespero pros que deixaram tudo pra última hora. Se esse for o seu caso, faça o seguinte: nada de ansiedade nem de pensamentos ruins! Estamos aqui pra te ajudar!

Respire fundo e confira essas 5 dicas super preciosas que o Macaco Velho trouxe hoje. Elas ensinam, basicamente, como se sair bem na prova, mesmo que você não tenha estudado todo o conteúdo necessário. Preste atenção e bom teste!



1. LEMBRE-SE: O ENEM É POLITICAMENTE CORRETO

O ENEM tem como objetivo levar valores éticos e sociais aos candidatos, como conceitos favoráveis ao meio ambiente, aos diretos humanos, à saúde, à justiça social etc. Por isso, na hora de marcar suas respostas (mesmo as de física ou de matemática) tenha em mente que a alternativa correta, provavelmente, esteja em um contexto social que foi citado no texto da questão!

2. AS CERTEZAS ABSOLUTAS ESTÃO EM RESPOSTAS INCORRETAS!

Preste muita atenção em sentenças que tenham palavras como “sempre”, “nunca”, “jamais”, “todo”, “somente” e outras relacionadas a esse sentido! De cara, dá para dizer que elas são FALSAS! Há maior possibilidade de acerto em alternativas menos absolutas, como as que contam com palavras não impositivas: “alguns”, “geralmente” e assim por diante.

3. DESCONFIE DE RESPOSTAS MUITO GRANDES

Não é um regra infalível, mas na maioria das vezes a alternativa com o texto mais extenso está errada. Normalmente, quando as explicações são muito longas, elas têm o objetivo cruel de dar um “nó” na cabeça do candidato. Mas, como já dissemos no começo desse parágrafo, isso pode variar, então é melhor ler com atenção!

4. PRESTE ATENÇÃO EM ALTERNATIVAS DIFERENTES DE OUTRAS SUPER PARECIDAS

Muitas vezes acontece da mesma questão apresentar 4 respostas muito parecidas e uma totalmente destoante. Veja bem, isso não é uma regra totalmente segura, mas em grande parte das provas anteriores a opção correta era exatamente aquela que parecia isolada das demais. Não deixe que isso passe despercebido!

5. ELIMINE, DE CARA, ALTERNATIVAS ABSURDAS

Especialmente para quem não estudou direito, vão aparecer questões que você não faz ideia da resposta. Nesse caso, tenha em mente que duas das cinco alternativas de cada pergunta são obrigatoriamente absurdas! Comece essas questões mais difíceis analisando o conteúdo e retirando das opções as mais improváveis (se baseie nas outras dicas acima para se sair bem!).


E aí, ajudamos? Claro que o ideal é estudar, aprender, e passar na prova. Mas sabemos muito bem que o método de ensino é completamente ultrapassado e muitas pessoas apenas decoram o que jamais irão usar na vida. Então nada de hipocrisia, ok?

Via Macaco Velho
Compartilhe:

dicas

Deixe um Comentário:

0 comments: