Últimas

Brasil responde por mais de 10% das folhas de tabaco produzidas no mundo

Janeiro 2015 - A produção de tabaco na Região Sul do Brasil envolve 651 municípios e responde por mais de 10% das folhas produzidas em todo o mundo. A produção registrada na safra 2013/14 - 751 mil toneladas - coloca o país na segunda posição do ranking mundial de produção da folha, atrás somente da China. Índia, Estados Unidos e Indonésia aparecem na sequência.

A Região Sul é responsável por 96% da produção brasileira. Dos 1.191 municípios que formam a Região Sul, 55% são produtores de tabaco. É em solo gaúcho que 52% da produção de tabaco é cultivada; Santa Catarina responde por 29%, seguida do Paraná, com 19%. Em muitos municípios, o tabaco é a principal atividade econômica, desempenhando um relevante papel social para milhares de cidadãos sul-brasileiros. 

Venâncio Aires (RS) ocupa a liderança do ranking, com 21,5 mil toneladas produzidas, de acordo com dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Em volume de produção aparecem na sequência: Canguçu (RS), São Lourenço do Sul (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Canoinhas (SC), Candelária (RS), Vale do Sol (RS), São João do Triunfo (PR), Rio Azul (PR) e Santa Terezinha (SC). 

Em Santa Terezinha, pequeno município catarinense, o tabaco representa 81% da atividade econômica. Com 8,8 mil habitantes, quase 2,1 mil são produtores de tabaco. "Se considerarmos as famílias destes produtores, podemos afirmar que a maioria da população está de alguma forma envolvida na cadeia produtiva", avalia o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke. Já o município gaúcho de Dom Feliciano subiu duas posições no ranking na última safra. A zona rural representa 78% da área territorial e tem sua matriz econômica calcada no tabaco que responde por 92% do Produto Interno Bruto (PIB). 

DIVERSIFICAÇÃO - Com uma média de 16,7 hectares, apenas 15,4% da propriedade é destinada a produção de tabaco, que responde por 56% da renda do produtor. O perfil da propriedade, levantamento realizado pela Afubra, demonstra que o produtor está mais aberto à diversificação e consciente sobre a preservação ambiental. Na análise da safra 2011/2012, além do plantio de tabaco, o cultivo do milho responde por 22,5%, a soja por 7,8%, o feijão por 1,8% e outras culturas 3%. A pastagem responde por 20,4% e o índice de cobertura florestal supera os 29% com áreas de mata nativa preservada (16,9%) e reflorestada (12,2%).

MSLGROUP Andreoli
Eliana Stülp Kroth
  • Comente
  • Comente no Facebook

0 comentários:

Item Reviewed: Brasil responde por mais de 10% das folhas de tabaco produzidas no mundo Rating: 5 Reviewed By: Ricardo Moura