Total Pageviews

Associação que representa municípios produtores de tabaco empossa nova diretoria

Compartilhe:

Fevereiro 2015 - Curitiba vai receber representantes da cadeia produtiva do tabaco nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, para a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). A solenidade festiva acontece às 11 horas, no Salão de Eventos do Hotel Harbor. Na ocasião, o prefeito de São João do Triunfo do Paraná, Marcelo Hauagge Distéfano, vai assumir a presidência no lugar de Telmo Kirst, prefeito de Santa Cruz do Sul (RS). Assumem também os novos vices, Roger Eduardo Selski, de Ipiranga (PR), Luiz Alberto Faria, de Canoinhas (SC) e Dalvi Soares de Freitas, de Dom Feliciano (RS). A nova diretoria permanece à frente da Amprotabaco pelo período de um ano.

Entre os presentes, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, deverá acompanhar a posse dos novos membros, eleitos no dia 28 de Novembro em Santa Cruz do Sul. Segundo o executivo, a associação é um importante elo na defesa dos interesses econômicos e sociais dos 651 municípios produtores de tabaco na Região Sul do País. "Acompanhamos todo o processo de criação da entidade, fundada em 8 de novembro de 2013. Entendemos que a associação é uma das formas de equilibrar as decisões políticas que envolvem o setor, buscando legitimar os interesses de todas as partes que envolvem a produção de tabaco no País", afirma o executivo.

Neste pouco mais de um ano de atividades, a entidade articulou e discutiu assuntos relacionados ao futuro da fumicultura e seus produtores. Em 2014, a associação esteve representada na Rússia durante a COP 6. Nesse período, a entidade se reuniu com os Ministros do Trabalho, Relações Exteriores, Agricultura e Cidades. Além disso, a entidade participou pela primeira vez da reunião da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ), em Brasília. 

SOBRE O SETOR - A produção de tabaco na Região Sul do Brasil envolve 651 municípios e responde por mais de 10% das folhas produzidas em todo o mundo. A produção registrada na safra 2013/14 - 751 mil toneladas - coloca o país na segunda posição do ranking mundial de produção da folha, atrás somente da China. Índia, Estados Unidos e Indonésia aparecem na sequência. A Região Sul é responsável por 96% da produção brasileira. Dos 1.191 municípios que formam a Região Sul, 55% são produtores de tabaco. É em solo gaúcho que 52% da produção de tabaco é cultivada (274 municípios); Santa Catarina responde por 29% (223 municípios), seguida do Paraná, com 19% (154 municípios). Em muitas cidades, o tabaco é a principal atividade econômica, desempenhando um relevante papel social para milhares de cidadãos sul-brasileiros. Consulte outros números sobre o setor


DIRETORIA DA AMPROTABACO 2013/2014

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Marcelo Hauagge Distéfano (São João do Triunfo/PR)
Vice-presidentes: Dalvi Soares (Dom Feliciano/RS), Luiz Alberto Rincoski Faria (Canoinhas/SC), Roger Selski (Ipiranga/PR)
Secretário: Clécio Halmenshlager (Vale do Sol/RS)
Vice-secretário: Silvio Paulo Girardi (Rio Azul/PR)
Tesoureiro: Mauro Schünke (Restinga Seca/RS)
Vice-tesoureiro: Dario Schicovski (Papanduva/SC)

CONSELHO FISCAL
Jarbas Cagliero - Barros Cassal (RS)
Edegar Antônio Cerbaro - Progresso (RS)
José Daniel Raupp - São Lourenço (RS)
Airton Artus - Venâncio Aires (RS)
Reges Antônio Scapin - Estrela Velha (RS)
Vicente de Paulo Bezeera - Mafra (SC)

CONSELHO CONSULTIVO
Telmo Kirst - Santa Cruz do Sul (RS)

Compartilhe:

geral

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: