Total Pageviews

Pesquisadores da Udesc avaliam saúde de trabalhadores da produção de leite no RS

Compartilhe:
Trabalhadores rurais de fazendas de produção de leite na região de Cruz Alta (RS) estão participando de dois estudos que avaliam o impacto da atividade na saúde, especialmente em relação à postura corporal e força das mãos. A avaliação, iniciada em fevereiro e que se estenderá até maio, é feita por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Universidade de Cruz Alta (RS).

Na foto: Prof. Dr. Noé Borges Jr e estudantes fazem avaliações.Foto: Divulgação/Labin/Udesc Cefid

Na Udesc, o trabalho está a cargo dos pesquisadores do Laboratório de Instrumentação (Labin) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da universidade no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. O estudo faz parte de dois estudos focados em trabalhadores rurais na atividade leiteira, um deles abordando a “atenção à saúde postural” e o outro a “força máxima de preensão manual” dos produtores.

Participam das avaliações dos projetos de pesquisa 23 trabalhadores rurais selecionados em sete cidades do Rio Grande do Sul: Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Catuípe e Santa Bárbara.

Tratamento

Num dos projetos, o objetivo é analisar e tratar desvios posturais dos trabalhadores rurais. Uma equipe da Udesc viajou à região em fevereiro para fazer as avaliações e verificar esses problemas. Desde então, os trabalhadores são atendidos por estudantes de fisioterapia da Unicruz, com intervenções para melhorar os problemas de postura. Em maio, os pesquisadores da Udesc voltam à região para avaliar os resultados.

Força incomum

Já a pesquisa focada na força de preensão manual tem o objetivo de medir a força das mãos dos trabalhadores rurais, de forma a criar curvas de preensão, dados importantes para os estudos científicos na área. “Já verificamos que eles têm, devido à atividade, uma força nas mãos bem maior do que encontramos em pessoas que vivem em áreas urbanas, mesmo atletas, por exemplo”, explica o professor Noé Gomes Borges Júnior, coordenador do Laboratório de Instrumentação da Udesc.

O convênio entre a Udesc e a Unicruz tem mais de quatro anos de duração, permitindo a troca de informações entre professores pesquisadores e o intercâmbio de alunos, desenvolvendo trabalhos em conjunto e em parceria com a comunidade.

Mais informações podem ser obtidas com o Laboratório de Instrumentação da Udesc Cefid, pelo telefone (48) 3321-8686.

Assessoria de Comunicação
da Udesc Cefid

Compartilhe:

agricultura

saúde

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: