Total Pageviews

Plenário retoma votação da reforma política nesta manhã

Compartilhe:

O Plenário da Câmara dos Deputados retomou hoje a análise da reforma política (PEC 182/07, do Senado), em sessão extraordinária marcada para depois da sessão solene em memória póstuma ao ex-deputado e ex-ministro Mendes Ribeiro Filho, que está em andamento.

Entre os pontos que poderão ser analisados está a permissão para que uma pessoa se candidate simultaneamente a dois cargos diferentes, um de eleição majoritária e outro de proporcional, como prefeito e vereador.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, comentou ontem essa proposta. "Isso é uma coisa boa porque você não perde bons quadros. Muitos quadros que às vezes perdem uma eleição majoritária ficam quatro anos sem disputar uma eleição."

Outros temas pendentes de votação são as regras sobre registro de candidatura e a “janela” para permitir que o candidato troque de partido antes da eleição.

Ontem, o Plenário aprovou mais dez pontos da reforma política, incluindo a constitucionalização da fidelidade partidária e o voto impresso para conferência. Por falta de votos, foi rejeitada a emenda da bancada feminina que previa uma cota para as mulheres nas vagas do Legislativo.

A reforma política está sendo analisada ainda em primeiro turno. A expectativa de Eduardo Cunha é votar as mudanças em segundo turno na primeira semana de julho.

Da Redação - DC

Compartilhe:

política

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: