Total Pageviews

Bate-papo aborda os desafios da educação na comunicação digital livre durante o FISL16

Compartilhe:

Na tarde de quarta-feira (08), a sala Paulo Freire, no Fórum Internacional Software Livre, foi ocupada por educadores e outras pessoas interessadas em comunicação digital nas instituições de ensino. O tema foi conduzido pelo publicitário e professor da área de design e marketing da Uniritter, Neil Ferreira, e contou com colaboração de outros professores de vários lugares do Brasil que, juntos, debateram o que chamavam de sociedade de informação.

A abordagem geral da discussão circulou entre as diferenças de informação e conhecimento frente aos avanços tecnológicos em uma sociedade que já nasceu conectada. O professor trouxe a referência da escola no desenho animado 'Os Jetsons' como um retrato da realidade atual: “O primeiro lugar conectado que eu vi na minha vida”, introduz o assunto ao público.

Porém, existem consequências nítidas na organização desta sociedade que, segundo Ferreira, é conectada e fragmentada ao mesmo tempo. Por um lado, a informação foi democratizada, mas isso não significa que seja responsável pelo aumento da circulação do conhecimento. A crítica é relacionada, principalmente, com a superficialidade do conteúdo e a rapidez de como é consumido e repassado. “A sociedade da informação entrega o livro, mas não sabe o que fazer com ele”, comenta.

Uma das propostas de solução mencionadas é incentivar e estimular a participação ativa de alunos, professores, pesquisadores, educadores sociais, etc, para se criar formas de comunicação colaborativa.Os dilemas e as utopias da educação digital foram compartilhados por outros professores que formavam o público durante a palestra, enfatizando assim, a importância de aprofundar, vivenciar e participar da construção da informação e do conhecimento. Neil Ferreira citou o projeto Rede Livre, como uma sugestão para aprofundar a reflexão sobre o assunto.

Para conhecer o projeto Rede Livre, acesse: www.redelivre.org.br.

Texto: Laura Guerra
Foto: Ana Maria Müller
Compartilhe:

digital

educação

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: