Últimas

Blue Moon, acontece nesta sexta-feira, 31 de julho

Foto: Ricardo Moura / Em Questão

Blue Moon é uma lua cheia especial. Ela não acontece todos os anos, mesmo considerando as duas definições aceitas. A mais usada é de que a Blue Moon é a segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário. Em julho de 2015 ocorreu uma lua cheia no dia primeiro e a segunda lua cheia de julho, a Blue Moon, acontece nesta sexta-feira, 31 de julho.

Considerando esta definição (segunda lua cheia num mesmo mês), a última Blue Moon foi em agosto de 2012 e a próxima será em 2018. Aliás, o ano de 2018 será muito especial, realmente raro, pois teremos duas Blue Moon, uma em janeiro e outra em março.

Duas definições de Blue Moon

Há duas definições para uma lua cheia ser uma Blue Moon. A primeira é mais complicada e a segunda é mais simples e mais usada. É por causa da segunda definição que a lua cheia de 31 de julho de 2015 será uma Blue Moon.

Significado da expressão Blue Moon

A expressão Blue Moon (lua azul) não tem nenhum significado astronômico. O termo provavelmente vem de uma expressão idiomática do inglês “onde in a blue moon” que significa algo incomum, que acontece poucas vezes, raramente. Sabe-se do uso desta expressão já na Inglaterra do século XVI, sempre no sentido de algo improvável, difícil de ocorrer.

Blue Moon também é o título de uma bela e famosa canção feita em 1934 pelos norte americanos Richard Rodgers e Lorenz Hart, a dupla Rodgers e Hart muito conhecida pelos amantes do jazz. A letra é um pouco triste e fala da solidão de alguém que não tem um amor, mas termina com a felicidade de ter encontrado o amor.

Você encontra na internet diversas gravações de Blue Moon. A música tem um trecho inicial que às vezes é quase falado, antes de começar a parte melodiosa e mais conhecida, que se incia justamente com a expressão Blue Moon.

Via Clima Tempo
  • Comente
  • Comente no Facebook

0 comentários:

Item Reviewed: Blue Moon, acontece nesta sexta-feira, 31 de julho Rating: 5 Reviewed By: Ricardo Moura