Total Pageviews

Deputado Afonso Hamm apresentará projeto que cria o Dia Nacional da Ovinocultura

Compartilhe:
Foto: Ricardo Moura / Em Questão
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) será autor do Projeto de Lei que cria o Dia Nacional da Ovinocultura. A definição ocorreu em recente audiência pública com o deputado na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento. O encontro reuniu vereadores, ovinocultores da região e o presidente da Associação e Sindicato Rural de Santana do Livramento, presidida por Luís Cláudio Andrade. A reunião foi conduzida pelo vereador Carlos Nilo.

Hamm destaca que foi procurado pelos ovinocultores, integrantes da Associação Rural, legisladores e pelo assessor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Zulmir Rasch, para que apresentasse essa proposta. O parlamentar destaca que o “Dia Nacional da Ovinocultura” terá como objetivo conscientizar os produtores rurais e a sociedade brasileira acerca da importância econômica e social da ovinocultura para o país.

O vereador Nilo aproveitou o encontro também para lançar o Dia Municipal da Ovinocultura, para fortalecer os criadores do município, que hoje detém rebanho de mais de 433 mil ovinos.

O presidente da Associação Rural que essa data será importante para que o setor tenho um dia especial de programação, festividade e divulgação do potencial produtivo. Também anunciou que está sendo criada a Associação Santanense de criadores de Ovinos, com suporte da Associação Bageense de Ovinos (ABACO) e da ARCO.

Potencial produtivo

Em defesa do setor, Afonso Hamm fez questão de lembrar que na Câmara dos Deputados integra a Frente Parlamentar da Ovinocultura. Ele observa que o setor é de extrema relevância na criação dos animais, na produção da carne e de lã e dos sub-produtos. Também relatou sobre o Projeto de sua autoria que visa combater o furto de animais, muito frequente na região, por exemplo, no setor de ovinocultura.

Além disso, Hamm relatou que esteve com o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruano, que garantiu abertura de Chamada Pública específica para Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Ovinocultura do Rio Grande do Sul. “O programa contemplará 22 municípios das regiões do Alto Camaquã e Fronteira Oeste”, relatou Hamm ao destacar que o encontro foi junto com Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

A região do Alto Camaquã tem 9.065 criadores de ovinos, com 728.060 mil animais, o que representa 18% do rebanho do Estado, que é de 4,1 milhões de ovinos. E, a região da Fronteira Oeste tem 9.581 produtores de ovinos e um rebanho de 1.835.562 animais, corresponde a 44% do criatório gaúcho. As duas regiões representam 60%do efetivo populacional de ovinos no Rio Grande do Sul.
Compartilhe:

geral

pecuária

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: