Total Pageviews

Aliança Láctea Sul Brasileira apoiará as ações do Programa Leite Saudável do Ministério da Agricultura

Compartilhe:

Programa Leite Saudável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) terá o apoio da Aliança Láctea Sul Brasileira. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 22, representantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul incluiram as ações do Programa às estratégias da Aliança Láctea para otimizar os resultados na região. 

Com eixos de trabalho semelhantes, o Programa do Mapa e a Aliança Láctea destacam assistência técnica, melhoramento genético, sanidade animal, qualidade do leite, marco regulatório e ampliação de mercados. A intenção do Ministério da Agricultura é investir R$ 387 milhões, até 2019, em um conjunto de ações para aumentar a renda dos produtores e melhorar a produtividade e qualidade do leite em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

A Aliança Láctea fará parte ainda da Câmara Setorial do Leite do Ministério da Agricultura, um fórum que discute as políticas para a cadeia produtiva do leite em nível nacional. A vaga será permanente e será ocupada pelo coordenador geral da Aliança, o secretário adjunto da Agricultura de SC, Airton Spies. 
  
O site da Aliança Láctea também passará por reformulações e dará suporte para que as empresas possam fazer o pagamento por qualidade do leite. Estará disponível na página da entidade, http://www.aliancalactea.org.br/, um sistema que servirá de referência para empresas que desejam valorizar um leite melhor. Segundo Airton Spies, o pagamento por qualidade vai influenciar de forma imediata e direta a maneira como o setor irá se profissionalizar. “Queremos incentivar quem produz leite bom, entendemos que o setor lácteo irá avançar mais rapidamente para a produção de um leite de alta qualidade capaz de enfrentar os melhores mercados do mundo”. 

Para a orientação de produtores e lideranças, a Aliança prevê a publicação de um material com os números atualizados da pecuária leiteira nos três estados e as perspectivas e desafios para o setor.

Aliança Láctea Sul Brasileira     
A Aliança Láctea é uma iniciativa dos três estados do Sul para desenvolver a cadeia produtiva do leite na região. Com problemas e oportunidades comuns, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul se unem em um fórum permanente que congrega produtores, governo e indústrias em busca de um desenvolvimento harmônico do setor. 
O Sul do país produz cerca de 12 bilhões de litros de leite por ano, respondendo por um terço de todo leite produzido no Brasil, e envolve 300 mil produtores.
Compartilhe:

Produção Leite

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: