Afonso Motta (PDT/RS) |
Da tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (2), o deputado Afonso Motta (PDT/RS), fez severa crítica à inoperância dos trabalhos legislativos.
“Sras. e Srs. Parlamentares, procura-se o Congresso Nacional! Repito: procura-se o Congresso Nacional!
Vexatória a situação ocorrida nesta manhã, quando, convocados os Deputados e Senadores para apreciar matéria de tanta relevância, um veto, e tantos quantos necessários para ordenar o procedimento legislativo do Congresso Nacional, não conseguimos chegar a termo algum, embora com todas as possibilidades de garantir quórum, claro, sabendo que a apreciação de veto exige quórum qualificado, e que caberia a quem estivesse coordenando a reunião, presidindo a sessão, ter as cautelas indispensáveis, dar os prazos necessários para que se chegasse com justiça à apreciação da matéria.
Mas não foi isso que vimos. O que vimos, mais uma vez, porque se tem repetido essa circunstância nas convocações do Congresso Nacional, foi um resultado que desqualifica a política, que desqualifica as Casas Parlamentares do nosso País, e, por via de consequência, desqualifica o Poder Legislativo nacional.
É fácil compreender o sentimento do povo, o sentimento da população, que não sabe nem avaliar — sequer avaliar — o que acontece na articulação desta Casa, para que se obtivesse um resultado pífio como o que foi o dessa manhã.
Vários Parlamentares estavam presentes; a maioria dos Parlamentares da Câmara estava presente; havia um quórum que, com a continuidade do debate, também seria garantido na Casa Revisora, no Senado; e, mais uma vez, houve o cancelamento da reunião do Congresso Nacional.
É por isso e por tantas outras que nós precisamos ter muito presente a nossa responsabilidade, a nossa consciência, pois vivemos momentos muito difíceis, de grandes desafios na nossa seara, na seara da política, na seara da representação, no distanciamento com a população. Nós estamos distantes da população. Nós não estamos compreendendo os apelos da sociedade. E faço essa crítica a mim também. Precisamos participar mais deste Parlamento, que não consegue responder aos mínimos anseios da população.
Procura-se o Congresso Nacional!
Muito obrigado, Sr. Presidente”.
Afonso Motta
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário