Projeto mostra que investimento em ações políticas sociais é o melhor caminho para uma comunidade sustentável
A Brigada Mirim do CEAF-Triângulo recebeu uniforme e viveu momento de orgulho nesta manhã(17/09). Quarenta e duas crianças, de 07 a 12 anos, bairro Triângulo e maior parte do Mesko, vivenciaram junto de suas famílias o reconhecimento perante a comunidade e autoridades do papel social que exercem na Brigada Mirim.
Pelo projeto, uma pareceria da Prefeitura de Canguçu junto à Brigada Militar, a formação do grupo de crianças, além de viverem a emoção e o senso de responsabilidade de brigadas mirins, recebem orientação pedagógica juntamente com suas famílias em prol da formação de bons valores capazes de levá-las à cidadania para a vida toda.
Segundo Vanderleia, mãe de um dos integrantes da Brigada Mirim, o projeto é válido porque valoriza as boas atitudes e estimula a responsabilidade das crianças ao tirá-las das ruas e envolvê-las em atividades educativas e socializadoras.
O acompanhamento e a formação das crianças é feito por dois policiais brigadianos que, em conjunto com a coordenação do CEAF-Triângulo, desenvolvem o trabalho de cidadania e o direcionamento das atividades, dentre as quais, marcha e disciplina aliadas a atitudes de princípios fazem o sucesso da ação. Para o Tenente Gonzaga, responsável pela corporação de Canguçu, a ideia é levar a criança a ter valores morais positivos ao envolver questões como cidadania e meio ambiente, além de aprender a autodisciplina como forma de vida.
O Projeto Brigada Mirim é apenas um dos projetos que a Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve junto aos CEAFs da cidade. Mara Mota, Secretária da pasta, aposta nesse tipo de ação porque acredita que a família é a base para uma boa sociedade, vindo, daí, a razão de estimular a autoestima e os valores familiares. Desenvolvimento de projetos ligados ao esporte, à musica, à banda comunitária, ao artesanato, à tecelagem, entre outros, são estratégias para a inclusão social e prevenção de drogas.
Ainda, para a Secretária da SMAS, é preciso o desenvolvimento de políticas descentralizadas, próximas da população, meta de todas as ações desencadeadas pela Secretaria. Um exemplo de como integrar projetos é o caso dos uniformes da Brigada Mirim que, ao serem produzidos pela Cooperativa de Costureiras da Vila Nova – CRAS, foram adquiridos pela Assistência Social e geraram renda para a entidade local.
AI Prefeitura de Canguçu
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário