Chuva pegou algumas pessoas desprevenidas |
O ciclone extratropical que se aproxima do Rio Grande do Sul coloca o Estado em alerta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as condições do clima são favoráveis a ocorrência de rajadas de vento de 80 e 90 km/h e estragos nesta sexta-feira na região Leste. No extremo Oeste de Santa Catarina as rajadas passaram de 125 km/h na madrugada desta quinta-feira.
O vento também chegou a 95 km/h em Foz do Iguaçu, quase 90 km/h em Planalto, sudoeste do Paraná, durante a madrugada, e mais de 95 km/h em São Borja às 21h00 de ontem.
Os temporais não ficaram restritos ao Brasil. Chove de forma moderada com trovoadas em Iguazu, na Argentina, desde 4h. Em Posadas choveu de forma intensa com trovoadas e rajadas de 70 km/h na noite de ontem.
Assunção, capital do Paraguai, registrou temporais com rajadas de mais de 80 km/h. Em poucas horas, ao longo da madrugada, a temperatura despencou de 30°C para 18°C.
No Rio Grande do Sul, a menor temperatura registrada hoje foi em São José dos Ausentes, com 11,5 ºC. Em Porto Alegre, a mínima foi de 17,8 ºC.
Segundo a Central RBS de Meteorologia, não existe nenhum outro sistema meteorológico significativo na América do Sul que possa dividir a energia com o ciclone. Na primavera esta situação é comum, fazendo com que a estação seja conhecida pelos grandes temporais e estragos.
Deixe um Comentário:
0 comments:
Postar um comentário