Total Pageviews

AZONASUL realizou reunião em Canguçu

Compartilhe:
Recepcionados pelo prefeito Cássio Mota, estiveram reunidos em Canguçu no dia 29 de Junho de 2011, os Prefeitos integrantes da AZONASUL - Associação dos Municípios da Zona Sul. A reunião aconteceu na sede social do Clube Cruzeiro, com uma pauta bastante diversificada. O coordenador da Associação dos Bombeiros do RS – ABERGS, Florisbelo Dutra falou aos Prefeitos da Região, quanto ao projeto de desvinculação das Unidades do Corpo de Bombeiros do Estado da Brigada Militar, como ocorre desde a sua fundação. Explicou que a Corporação deverá continuar atrelada ao Governo do Estado, com a mesma disciplina militar, porém, com maior autonomia, o que será bom para as comunidades servidas, além de desafogar a Brigada Militar dessa incumbência.

Quanto a qual Secretaria de Estado ficará ligada, disse que essa questão ainda não está definida, devendo ser acertada durante o andamento do processo, poderá ser à Secretaria da Segurança Pública ou mesmo à Defesa Civil. Ele vê muitos pontos positivos nessa desvinculação. A gerente Regional da EMATER /RS Karen Peglow abordou as atividades da Emater na Zona Sul.

Também membros ligados aos Produtores de Pêssego da Região estiveram no encontro falando sobre os problemas que o setor enfrenta e pedindo maior participação dos Municípios no processo de aquisição de parte da produção para uso na merenda escolar, o que já vem ocorrendo, mas que pode ser intensificada. Também o professor da FURG/Rio Grande Carlos Tagliani, abordou o Plano Ambiental nos Municípios, Zoneamento Municipal e Regional, Áreas de Preservação e Gerenciamento Municipal Integrado dos Resíduos Sólidos. Outro assunto com alto grau de interesse dos Municípios, a questão da falta de liberação dos recursos oriundos das chamadas Emendas Parlamentares, ocupou um bom espaço, com várias manifestações pelos Prefeitos presentes á reunião.

A situação que enfrentam os municípios no momento é preocupante e pode piorar, pois as obras liberadas sem a vinda de recursos podem ser paralisadas e “não por culpa dos Prefeitos, mas porque eles não dispõem de recursos para a continuidade” se ouviu durante as manifestações havidas. Os recursos “não tem passado de promessas”, disseram alguns Prefeitos, referindo-se a suspensão dos repasses por parte do Governo Federal. Caso a presidente Dilma faça prevalecer o Decreto 7.468/11, que cancela empenhos referentes ao período 2007/2009 em localidades onde não foram iniciadas obras, até 30.06.2011, a realização das obras ficarão seriamente prejudicadas e os Municípios não terão de onde retirar recursos para cumprir com os compromissos assumidos junto à empresas construtoras, estando vários Municípios nessa situação.

Para reverter essa situação os Prefeitos definiram a pressão em bloco, junto aos parlamentares de todos os partidos na Região, (deputados e senadores), além de uma forte manifestação em bloco, inclusive, com a Bancada Gaúcha em Brasília, junto ao Governo e Ministérios. Prefeito Cássio apoiou os seus colegas e ao encerrar a reunião, agradeceu a todos pela presença na reunião realizada em nosso Município, no ano de seus 154 Anos de Emancipação Política.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Canguçu
Telefone: (53) 3252 4009
Compartilhe:

Prefeitura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: