Total Pageviews

Seminário Combate ao Crack é na sexta-feira em Porto Alegre

Compartilhe:
A próxima atividade do Programa Destinos e Ações para o Rio Grande ocorre na sexta-feira (12), a partir das 10h, no plenário do parlamento gaúcho. O Seminário Combate ao Crack e outras drogas ilícitas é uma promoção da Subcomissão contra o Crack da Assembleia Legislativa e da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata de estudos e políticas sobre drogas (Cedroga).

O seminário servirá para unificar o trabalho das duas instâncias parlamentares de debate sobre a questão da dependência química, que tinham eventos marcados em Porto Alegre, em datas próximas. “Os objetivos de ambas as comissões são semelhantes. Precisamos unificar as forças, pois o momento é delicado. A dependência química tem destruído um número cada vez maior de famílias e soterrado projetos de vida”, enfatiza a deputada Miriam Marroni (PT), proponente e relatora da subcomissão da Assembleia, também integrada pelos deputados Luciano Azevedo (PPS) e Marlon Santos (PDT).
Em atividade desde início de maio, a subcomissão tem seu foco na questão do tratamento, buscando dados e informações acerca da disponibilidade de atendimento na rede pública aos dependentes químicos, por meio de audiências públicas e visitas a instituições e unidades de saúde. Canoas, Passo Fundo, Pelotas e Cachoeira do Sul já receberam a subcomissão. Depois da Capital, a subcomissão visitará Santo Ângelo, Caxias do Sul e Santa Maria.

Programação
A abertura do evento ocorre às 10h, com a participação de representantes de poderes públicos gaúchos, como os secretários da Justiça, Fabiano Pereira, e da Saúde, Ciro Simoni, e de integrantes da Cedroga. Às 11h, haverá o primeiro painel, cujo tema é “Uma abordagem contemporânea das drogas”, a ser desenvolvido pelos dois secretários estaduais. Às 14h, o foco dos debate será a rede de tratamento, com mediação da deputada Miriam Marroni.

O terceiro painel será desenvolvido pelo deputado Osmar Terra (PMDB), integrante da Comissão da Câmara Federal, e tratará da proposta de “Internação Compulsória”. Na parte final do evento, o deputado federal Vieira da Cunha, coordenador da Cedroga no Estado, e o sub-procurador para Assuntos Institucionais do Ministério Público do Rio Grande do Sul e integrante da Fundação Crack Nem Pensar, Marcelo Dornelles, desenvolverão o tema da descriminalização das drogas. Além dos deputados gaúchos que compõem a Cedroga, participam do seminário o presidente da comissão, Reginaldo Lopes (PT-MG) e o relator geral, Givaldo Carimbão (PSB-AL).

Assessoris de Imprensa da Deputada

Subcomissão analisa tratamento de dependentes químicos no Estado
21/07/2011 - 14:34
A relatora da Subcomissão para Tratar da Situação dos Dependentes de Crack, deputada estadual Miriam Marroni (PT), faz um apanhado dos trabalhos da subcomissão no primeiro semestre.
Repórter:Alessandro Varela
Compartilhe:

saúde

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: