Total Pageviews

Apenas 1,9% da população brasileira doa sangue

Compartilhe:
Foto: Blogamos.com
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (14), em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, a campanha nacional “Essa corrente precisa de você. Doe sangue”. Com este slogan, o ministério quer fortalecer a campanha iniciada em 2011 e conscientizar a população sobre a importância da doação, além de conseguir a fidelização dos doadores.
Segundo dados do ministério, atualmente, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue. O ideal é que até 3% da população seja doadora.
A campanha nacional contará com material explicativo - mais de 1,2 milhão de folders e 40 mil cartazes -, que será distribuído nas unidades de saúde de todo o País e nas empresas que apoiam e divulgam a causa. Também serão veiculadas propagandas no rádio, nos estádios de futebol, em jogos do Campeonato Brasileiro, nos metrôs de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, e nas redes sociais Facebook e Twitter.

Quem pode doar
Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial com foto, ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e evitar alimentos gordurosos 4h antes do procedimento. 
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, mulheres grávidas e quem adotou comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, estão, temporariamente, afastadas da doação.
Os intervalos de doação para homens são de 60 dias (até quatro vezes por ano) e 90 dias para mulheres (até três vezes por ano).
Para saber mais sobre doação de sangue e se você pode ser doador, acesse o site do Inca ou o da Fundação Pró-Sangue.

Compartilhe:

saúde

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: