Total Pageviews

“Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua”

Compartilhe:
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.
 
Prevenção - Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) do MS, que investiga os indicadores entre os adolescentes, 6,3% dos estudantes do 9º ano (13 a 15 anos de idade) relataram ter fumado nos 30 dias anteriores à entrevista. Nesse sentido, a área técnica de Pneumologia da SMS tem priorizado a prevenção da iniciação ao tabagismo entre jovens. O projeto Galera Curtição, organizado pela SMS e pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), iniciado neste mês e dirigido a alunos de escolas da rede municipal de ensino, tem por objetivo chamar a atenção dos jovens sobre a importância de cuidados com a saúde, entre eles os riscos associados ao uso do tabaco.
 
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que em torno de 47% de toda a população masculina e 12% da feminina no mundo fumam.
 
Pesquisa - A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, realizada anualmente, mostrou que o número de fumantes no Brasil caiu de 15,1% em 2010 para 14,8% em 2011. É preciso destacar que a pesquisa avalia apenas os adultos (maiores de 18 anos, portanto não inclui os adolescentes fumantes) e faz o levantamento de dados por telefone nas capitais brasileiras. Em 2011, foram entrevistadas 54.144 pessoas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A capital com maior percentual de fumantes é Porto Alegre (22,6%), seguida por Curitiba (20%) e São Paulo (19%). Ainda de acordo com os dados, quanto maior a escolaridade, menor a chance de a pessoa começar a fumar.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões anuais, o que representa mais de 10 mil óbitos por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais, por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos) (WHO, 2003).
Compartilhe:

saúde

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: