Total Pageviews

Governador e ministro da Agricultura abrem a 35ª Expointer em Esteio

Compartilhe:
Em cerimônia realizada no estande do Governo do Estado no Pavilhão Internacional, iniciou neste sábado (25) a 35ª edição da Expointer. Estiveram presentes o governador Tarso Genro, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, o secretário de Agricultura, Pecuária, e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan.

O objetivo da Expointer deste ano é melhorar o desempenho dos anos anteriores. "Para o Governo do Estado, (a Expointer) tem um grande significado. Primeiro, queremos superar o ano interior, que já foi muito boa. Segundo, queremos fortalecer as políticas públicas voltadas para agricultura familiar, ovinocultura, e outros setores", declarou Tarso.

O governador também destacou que a seca que o Rio Grande do Sul enfrentou em 2012 não foi uma "catástrofe", e que a Feira é mais uma forma de ajudar os produtores a recuperarem os prejuízos. "É uma Expointer de um quadro de grande reversão", disse Tarso. Já o ministro Mendes Ribeiro lembrou das respostas do Governo Federal aos produtores após a estiagem, em parceria com o Estado, e ressaltou o debate de soluções no evento. "Essa é uma Expointer que aponta para o amanhã", concluiu.

Neste ano, o evento leva a marca da inovação e da qualidade como fatores para impulsionar a economia gaúcha, fortalecendo o projeto de desenvolvimento sustentado. Em 2012, o Estado do Rio Grande do Sul teve uma quebra de 43,8% na soja e 40% no milho, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento. Para reverter o quadro, a Expointer aposta na tecnologia como aliada para driblar os efeitos do clima.
Irrigação

O uso de técnicas e equipamentos adequados para a irrigação permite maior controle da produção. Exemplos disso são instrumentos como o tráfego controlado, o uso de GPS com correção em tempo real e o piloto automático. O uso dessas novas tecnologias possibilitou reduzir de 30% a 50% as perdas na soja após a estiagem no Rio Grande do Sul. Abordando o tema da irrigação, o governador Tarso destacou que as tecnologias são importantes para o setor, mas não são solução à estiagem.

"Irrigação não é um instrumento a ser usado em seca. Irrigação é para aumentar a produtividade em qualquer tempo. Os Estados Unidos têm alto uso de irrigação, mas isso não evitou as perdas com a seca. O importante é produzir mais com o mesmo espaço", afirmou.
Diversidade A 35ª Expointer terá mais de quatro mil animais representando cerca de 150 raças, envolvendo três mil expositores. A previsão de vendas é superior a R$ 850 milhões. Além disso, serão 390 eventos entre palestras e seminários. Os números da última edição mostram que o evento espelha a diversidade e a pujança da economia gaúcha.

A maior feira agropecuária da América Latina apresenta vários desafios e reflexões. A produção mundial de alimentos precisa aumentar em 70% até 2050 para atender a demanda de nove bilhões de pessoas. Para especialistas, esse desafio ocorre num mercado que se abre para a produção brasileira, e há um potencial de mais 81% de de carne bovina, 56% de carne suína, 122% de carne de frango, 15% de arroz, 10% de milho e 140% de soja.

No caso do Rio Grande do Sul, os desafios também incluem a sustentabilidade para o desenvolvimento econômico, o aumento da produtividade, da assistência técnica e os cuidados com a terra, agregando valor, diminuindo as desigualdades regionais, diversificando a produção, rompendo as monoculturas e incentivando o associativismo. "Estamos trabalhando para que o campo gaúcho esteja devidamente representado neste evento", resumiu o governador Tarso.

Leia mais sobre a Expointer no site:
www.expointer.rs.gov.br/site2012
Texto: Assessoria de Imprensa/Expointer
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Ascom (51) 32104305
Compartilhe:

rs

rural

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: