Total Pageviews

MP lança no Rio Grande do Sul campanha "Conte até 10"

Compartilhe:
Fotos/Paulo Guilherme Alves

As crianças da Escola Mariz e Barros
O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, lançou em âmbito regional, na tarde desta quarta-feira, 12, a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça. O evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, localizada na Vila Safira, Bairro Mário Quintana, em Porto Alegre, e contou com a participação da Juíza Federal da 4ª Região e Conselheira do CNMP Taís Schilling Ferraz. 

O objetivo da campanha é conscientizar a população a não agir por impulso em situações de conflito ou discussões cotidianas, com intenção de diminuir os índices de assassinatos por motivos fúteis. 

Durante a solenidade, foram exibidos os filmes que estão sendo veiculados gratuítamente nos veículos de comunicação de todo o país, incluindo o Rio Grande do Sul, desde o lançamento nacional da campanha, em novembro. Participam dos vts os campeões de MMA Anderson Silva e Junior Cigano e os judocas Leandro Guilheiro e Sarah Menezes. Com o slogan ”A raiva passa, a vida fica”, os atletas passam a mensagem de paz e de não reação em situações de possível violência. 

Em sua fala, Eduardo de Lima Veiga lamentou o alto índice de jovens que morrem em conflito e chamou a atenção para os que estão do outro lado destas histórias. “Aquele que comete o crime e que fica terá sua vida estragada. Por isso sempre vale à pena contar até dez”, afirmou. 

A Conselheira Taís Ferraz explicou que a campanha é voltada especialmente para o público jovem porque, segundo dados do CNMP, esta é a faixa etária que mais se envolve em brigas por motivos fúteis. “O Brasil é o primeiro País do mundo em número de assassinatos. E isso não faz sentido, já que não vivemos em guerra. O objetivo da campanha é mudar esses números”, ressaltou Taís. 

Por meio de uma dinâmica de grupo envolvendo as crianças da escola, o comunicador da RBS TV Manoel Soares, passou a eles a mensagem de que “corajoso é quem foge da briga”, estimulando o chamado “deixa pra lá” no caso de alguma provocação. 

MP NA ESTRADA 

Na ocasião, foi apresentado em frente à Escola o ônibus do Ministério Público, dando início ao projeto “MP na Estrada”, que visa divulgar ações da Instituição e facilitar o atendimento à população. 

Participaram da solenidade o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto; a Secretária-Geral e Chefe de Gabinete do Ministério Público; Isabel Guarise Barrios Bidigaray; a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja; os Promotores de Justiça Alexandre Saltz, Vice-Presidente da AMP/RS; Adriano Marmitt e Lúcia Helena Callegari; o representante do Tribunal de Justiça do Estado, Juiz Corregedor Leandro Raul Klippel; a Presidente da Comissão de Defesa da Promoção do Direito Fundamental à Educação da OAB/RS, Denise Souza Costa; o Secretário de Estado Adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos, Miguel Granato Velasquez; o Subchefe de Polícia, Delegado Enio Gomes de Oliveira, o representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Carlos Roberto Sant’ana da Rosa, Diretor do Programa RS na Paz; o Comandante Da 1ª Cia do 20º BPM, Major Ari Chaves; o Delegado Antônio Carlos Padilha, Diretor de Planejamento da Polícia Civil e Gestor de Metas da Enasp; o Diretor-Geral do Ministério Público, Roberval da Silveira Marques; a Coordenadora Adjunta da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Professora Lucia Wendland; a Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, Professora Sandra Aguiar; e o Coordenador do Comite de Prevenção à Violência na Escola, Da 1ª CRE, Jorge Rial. 
Link de Origem: http://www.mp.rs.gov.br/
Compartilhe:

campanhas

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: