Total Pageviews

Campanha estimulará diversificação de culturas entre os fumicultores

Compartilhe:
Foto: Ricardo Moura
 
Em encontro realizado na tarde desta sexta-feira, 18, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, foram definidos os detalhes para o lançamento de mais uma edição do programa "Milho e Feijão, Após a Colheita de Tabaco". Desenvolvida em parceria da Souza Cruz com a Secretaria da Agricultura, Fetag e Farsul, a iniciativa, que busca estimular a diversificação de culturas e a geração de novas rendas para o fumicultor, deve ser lançada no dia 19 de março, no município de Canguçu.

No ano passado, o programa foi colocado em prática em 80 municípios, alcançando cerca de 25 mil produtores de milho e 3,8 mil produtores de feijão. Abrangeu aproximadamente 46 mil hectares de milho com a produção de 161 mil toneladas e 6,6 mil hectares de feijão com 7,2 mil toneladas.

Além da diversificação das culturas, a medida, que prega o plantio de lavouras de milho e de feijão logo após a colheita do tabaco, protege o solo, aproveita o adubo residual do fumo, estimula a sustentabilidade do agronegócio familiar, e aponta para um modelo agrícola mais forte, com mais renda e mais qualidade de vida ao homem do campo.

A intenção, segundo o gerente regional de Operações Agrícolas da Souza Cruz, Sérgio Ricardo Pereira, é que o evento ocorra nos moldes de um "dia de campo", na época em que acontece a safrinha, período em que acaba a colheita do tabaco e inicia-se o plantio de milho e feijão. "Queremos mostrar as distintas tecnologias para que o produtor aproveite o momento e tenha conhecimento da realidade futura da produção de tabaco", disse Pereira.

No encontro, também foi debatida a participação da empresa no programa Mais Água, Mais Renda e a possibilidade de as estufas de secagem de fumo serem aproveitadas para a armazenar e secar milho, feijão e outros grãos. "Nesse sentido, encomendamos um estudo de adaptação tecnológica destas estruturas, juntamente com o Grupo Fockink e a Emater", afirmou o secretário em exercício da Agricultura, Claudio Fioreze.

Também participaram do encontro o gerente territorial de Produção Agrícola da Souza Cruz, o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Milton Bernardes, e os coordenadores do Mais Água, Mais Renda, Luciana Scarton e André Stolaruck.
 
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Compartilhe:

agricultura

rural

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: