Últimas

SMS verifica situação do atendiment​o básico no interior de Canguçu-RS

 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está realizando visitas nas Unidades Básicas de Saúde do interior do município para fazer um levantamento da estrutura física e condições de conservação dos equipamentos para a retomada da atenção básica em saúde do meio rural. A Equipe Gestora da Saúde procurou realizar o contato com as lideranças dando inicio a um processo de escuta dos cidadãos canguçuenses sobre o atendimento para a construção de uma proposta de reestruturação do trabalho, com enfoque na qualificação e maior resolutividade nas ações ofertadas. As visitas foram realizadas pela Diretora da Atenção Básica, ESF e Vigilância em Saúde da SMS, Luciane Silva, na companhia do Secretário Municipal de Saúde, Arion Nunes, configurando-se em uma das estratégias para definir o Plano de Ação da Saúde no ano de 2013.
 
Os principais objetivos são fortalecer e qualificar o atendimento básico da saúde nas zonas rurais, tendo por base o conceito ampliado de saúde, primando pela atenção integral dos cidadãos com a participação da comunidade. "Saúde não é só dar o remédio, é um processo que demanda planejamento, estratégias eficazes e controle social", comenta Luciana.

Nesta semana foram visitadas localidades em todos os distritos. No 1º distrito Rincão dos Maias, Coxilha dos Campos, Canguçu Velho, Costa do Arroio Grande, Favila e Solidez. No 2º, Iguatemi, Pantanoso, Florida, Nova Gonçalves, Potreiro grande. No 3º Faxinal I e II. No 4º distrito Maria Antônia, Passo do Lajeado, Passo do Lourenço, Trapeira, entre outros. No 5º distrito foram percorridos todos os locais de atendimento da Unidade Móvel naquele distrito, nos Assentamentos e nos Postos de Saúde da Armada e do Alto Alegre (Diogo Fonseca). O contato com a realidade social das comunidades oportunizou a equipe de saúde apropriar-se da dimensão do território a ser atendido, as peculiaridades de cada região e as dificuldades dos indivíduos no acesso aos serviços.

Da mesma forma evidencia-se a potencialidade inerente da população canguçuense, que demonstrou-se acolhedora aos representantes do executivo, comprometendo os presidentes de associações, representantes de assentamentos e responsáveis pela conservação das unidades como parcela integrante para a eficácia da Atenção Básica em Saúde no município de Canguçu. "Até a próxima semana estaremos completando a visita em todo o interior do município" - comenta o secretário Arion. "Pretendemos com esse levantamento ter um diagnóstico que será a base para a retomada dos atendimentos no interior", complementa.
 
Augusto Pinz
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Canguçu
  • Comente
  • Comente no Facebook

0 comentários:

Item Reviewed: SMS verifica situação do atendiment​o básico no interior de Canguçu-RS Rating: 5 Reviewed By: Unknown