Total Pageviews

Secretário de Desenvolvimento Rural esteve em reuniões na Capital

Compartilhe:

Com deputada Miriam Marroni. Fotos: Augusto Pinz

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Cleider Menegoni, esteve em Porto Alegre (POA) durante a quarta-feira (06) reunido com representantes de setores dos governos do Estado e Federal, além de deputados estaduais na busca de informações de programas da área da agricultura e recursos para manutenção no parque de máquinas que atende a área dos transportes. Canguçu dispõe do segundo maior parque de máquinas do interior do estado o que eleva os custos de manutenção dos equipamentos.

Na Assembléia Legislativa o secretário foi recebido pelos deputados Altemir Tortelli e Miriam Marroni. Cleider Menegoni apresentou aos deputados o novo momento administrativo e o desafio da secretaria que passou a acumular funções, e pediu apoio na busca de programas do Governo do Estado em que o município possa se enquadrar. Cleider pediu ainda ajuda na implantação de uma Escola Família Agrícola (EFA) no município, que trabalha com a pedagogia da alternância. Na pedagogia da alternância os estudantes passam uma semana na escola e uma semana em suas propriedades, em casa. O deputado Tortelli lembrou a importância de Canguçu no contexto da agricultura familiar. "É importante essa preocupação com a sucessão no campo, e perspectivas para a agricultura familiar e Canguçu é fundamental neste debate", falou.


Deputado Tortelli

Acompanhado do vereador Erroldisnei Borges o secretário também aproveitou o encontro para pedir colaboração dos deputados na implantação do corpo de bombeiros de Canguçu. A deputada Miriam Marroni irá realizar uma reunião com representantes da área da segurança para debater o tema e também tratará da busca de mais efetivo para a Brigada Militar do município. O vereador Erroldisnei deixou convite para a deputada participar da Semana da Mulher, em Canguçu, em reunião especial na Câmara de Vereadores dia 07 de março. "Estarei presente e trataremos do tema da violência e desigualdade", comentou.


Com Carmem Lúcia tratando do PNCF

CRÉDITO FUNDIÁRIO

Outro tema debatido na viagem foi o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O secretário foi recebido pela Consultora Carmem Lúcia da Silva que revelou que até o dia 28 de março acontece mobilização no estado para renegociação das dívidas.

Para o secretário é importante que sejam feitas parcerias com Emater e outras entidades para a realização das medições de terra e outras ações que possam agilizar os processos. "Alguns agricultores estavam esperando até dois anos pelo crédito", argumentou. Carmem disse que já está em andamento uma parceria neste sentido que irá beneficiar os agricultores agilizando o processo e também diminuindo custos. "Temos todo interesse de ampliar, melhorar e fortalecer as parcerias para este programa. Sabemos que também temos problemas nossos para resolver e já estamos dando o devido andamento", assegurou o secretário.


Na SDR acompanhado do vereador Erroldisnei.

SDR

Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo o encontro foi com a Diretora Adjunta Adriana Siqueira. Lá o tema foi a abertura de poços artesianos para assentamentos da reforma agrária e a demanda dos moradores da localidade da Coxilha dos Campos. Segundo Adriana uma geóloga estará na região fazendo estudos e virá a Canguçu, em aproximadamente três semanas, e irá até a Vila Campos acompanhar o processo, assim como nos assentamentos Arroio das Pedras, 12 de Julho, Guajuviras/Novo Amanhecer, Herdeiros da Luta, Palmeira/Perseverantes na Luta, Pitangueiras, Renascer, Salso e União. Também foi colocada a necessidade da instalação do comitê municipal do programa Água para Todos que será estudado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.


Com Chefe de Gabinete do Secretário de Agricultura do Estado, José Wilson

SEAPA

Na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA) o secretário de Desenvolvimento Rural foi recebido pelo chefe de gabinete do Secretário Estadual, José Wilson Torales da Cruz, para debater a situação da Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) do município. O Secretário Cleider cobrou mais funcionários para a entidade para diminuir o tempo de espera dos agricultores, principalmente na época das vacinas.

José Wilson informou que em breve será feito concurso para contratação de pessoal para a IVZ. Existe uma possibilidade, também, de reformulação da estrutura da entidade com novos computadores e uma reforma.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Canguçu também foi uma das que aderiu ao programa Dissemina, da SEAPA, para avanço tecnológico na cadeia produtiva da bovinocultura.O Dissemina disponibiliza treinamento com curso de Aperfeiçoamento sobre o Melhoramento Genético de Rebanhos.
 
AI Prefeitura de Canguçu
Compartilhe:

agricultura

Prefeitura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: