Total Pageviews

Pedro Pereira faz questionam​entos ao secretário Ciro Simoni, durante audiência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente

Compartilhe:

Pedro Pereira faz questionamentos ao secretário Ciro Simoni, durante audiência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente 

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Pedro Pereira, recebeu na manhã dessa quarta-feira (3), o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni.
 
O secretário fez um relatório das principais realizações da gestão estadual do Sistema Único de Saúde entre 2011 e 2012.

Durante o encontro, Pedro Pereira fez alguns questionamentos ao secretário.
 
O deputado questionou o secretário sobre os investimentos do Estado na área de saúde, nos anos de 2011, 2012 e a previsão para 2013. Em resposta, Ciro Simoni informou que em 2011 foram investidos 6,5% da receita do Estado e em 2012 a porcentagem ficou em 7,4%. Para 2013, o secretário não pode informar corretamente os valores, já que no orçamento constam também os gastos com IPE Saúde.
 
Outro questionamento de deputado Pedro Pereira foi acerca dos muitos municípios que não possuem os programas ESFs (Estratégia de Saúde da Família) e PIM (Primeira Infância Melhor), bem como os municípios que possuem os programas, porém existem poucas equipes atuantes e o serviço não é satisfatório.
 
Ciro Simoni respondeu que o Estado é parceiro dos municípios, mas o funcionamento deste programas depende muito mais da administração dos municípios do que dos Governos do Estado e União.
 
O secretário ainda citou como exemplo a cidade de Bagé, onde praticamente 100% da população está coberta pelos ESFs, o que faz com que o município receba um plus de 100% no valor repassado para o programa. Ciro Simoni lembrou que o salário dos profissionais atuantes nestes programas é determinado  pelos governos municipais e que não existe uma tabela definindo um valor mínimo ou um valor máximo.
 
O deputado, ao final do encontro solicitou ao secretário apoio para socorrer o Hospital de Caridade de Canguçu, pedindo a reabertura da UTI Adulto e da UTI Neonatal (atualmente fechadas).
 
Pedro Pereira pediu também, o pagamento das consultas populares pendentes no mesmo hospital, que compreende um valor aproximado de 1 milhão de reais, bem como o pagamento da emenda de sua autoria, no valor de 500 mil reais.
 
 
Assessoria de Imprensa
Gabinete Deputado Pedro Pereira
Compartilhe:

Pedro Pereira

política

saúde

últimas

Deixe um Comentário:

1 comments:

Anônimo disse...

esperamos que situaçao atual do nosso hospital comece a mudar, e complicado uma cidade que tem um representante na camara de deputados e que vem se desemvolvendo com o passar dos anos, esteja passando por isso. nos da sossiedade temos sim que cobrar dos nossos politicos.