Total Pageviews

Dicas de Domínio Público Fotos

Compartilhe:
 
Foto: Public Domain
Apresentamos alguns links com bancos de imagens gratuitos, a maioria deles de conteúdo com licença Creative Commons, o que permite o uso do material sem necessidade de pagar por ele, embora em algumas ocasiões se proíba o uso comercial e sempre seja necessário indicar o nome do autor (com link ao conteúdo original, em alguns casos).
cc0-210x73O que mostraremos aqui e agora são bancos com fotos livres de direitos, de domínio público, fotos que podem ser usadas em qualquer publicação ou trabalho sem necessidade de especificar autor, fonte nem nenhum tipo de link. São bancos que incluem muitas ocasiões categorias livres misturadas com outras mais limitadas, embora em cada uma sejam especificadas os limites existentes.
Como se repetiu em muitas ocasiões, se dá atenção a origem de cada imagem usando, se for necessário, um buscador de imagens a partir de imagens, o que pode ajudar a encontrar a origem de qualquer fotografia.
sunipix.com: Contam com mais de 15.000 fotos livres classificadas por categorias.
- publicphoto.org: Fantástica coleção classificada com mais de 25.000 fotos.
- Em Fotolia: não são muitas, porém, oferecem uma lista de Imagens gratuitas, livres de direitos, emes.fotolia.com/Info/Images/FreeImages.
FreeStockphotography: A única coisa que pedem é que não se use o material em conteúdo que possa ser considerado obsceno ou que incite ao ódio. Assim como também não se permite sua redistribuição (criar outro banco de imagens com o conteúdo que aqui pode se obter).
- sxc.hu: Todo um clássico. Tem dezenas de milhares de fotos, muitas delas completamente livres, embora algumas seja necessário indicar o nome do autor ou pedir permissão para usá-las (esse tipo de limite está especificado em cada uma das fotografias).
publicdomainpictures.net: Tem um desenho que lembra a web do século XX, porém, inclui conteúdo muito interessante. Avisam que em algumas ocasiões a fotografia não permite o uso comercial, embora na maioria dos casos não seja assim.
public-domain-photos.com: Fotos completamente livres em uma web com formato de blog. Só pedem que tenhamos cuidado com as imagens que incluam alguma logomarca.
photos-public-domain.com: Seguimos com os domínios obvios para chegar a esta coleção que oferece desenhos e fotos de domínio público.
pdphoto.org: milhares de fotos gratuitas de excelente qualidade, embora misturadas com as gratuitas há algumas com limites em sua licença. É importante prestar atenção em cada uma das imagens.
pdpics.com: coleção de fotos realizadas pelos fotógrafos contratados por eles mesmos, o que evita o problema de “quem será o verdadeiro autor desta imagem”.
publicdomainfiles.com: Incluem fotos, arquivos, desenhos e muito mais material de domínio público. A categoria de imagens conta já com 65.000 fotografias classificadas.
Pode encontrar mais conteúdo deste tipo dentro deste  artigo de Wikipedia, onde há links a fontes com conteúdo de domínio público das mais diversas categorias.
Compartilhe:

dicas

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: