Total Pageviews

Potencial da região sul e campanha para energia eólica foi tema de debate na cidade de Bagé no último dia 24

Compartilhe:
Evento ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé

O Prefeito Gerson e Secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, Aline, participaram na manhã de segunda-feira, dia 24, de uma reunião de prefeitos da zona sul e da região da campanha. Durante o encontro estiveram presentes Prefeitos e representantes de 23 municípios gaúchos, além de representações da Eletrosul, Sindieólica-RS, DGE, AGDI, COREDE e EPI. O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé.

Além do debate sobre a instalação de um Parque eólico na região, a reunião serviu para a criação da Associação dos Municípios com Potencial Produtor de Energia Eólica que deverá unir esforços de forma integrada para construir uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a metade sul. Segundo Gerson "Canguçu tem potencial para este tipo de energia, hoje, com duas antenas de medição no 1º e 3º distrito. A proposta desta discussão é para que a região se transforme num polo de energia eólica".

O diretor da ELETROSUL, Ronaldo Custódio falou sobre os investimentos feitos nesta área. “Neste momento, estão sendo investidos 3,5 bilhões em energia eólica no Rio Grande do Sul. Temos que viabilizar uma cadeia produtiva para abastecer estes investimentos, além de baratear o custo destas matérias que além de terem o valor elevado em cerca de 10% devido ao frete, levam cerca de 30 dias para serem transportados até o estado”, explicou.

Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenções com o Sindieólica (Sindicato das Indústrias de Energia Eólica do RS).

No final do encontro, foi assinada a ata de criação a associação e também foi marcada uma nova reunião para o dia 17 de março em Santana do Livramento, onde deve ser apresentado o estatuto da entidade. Além disso, será feita uma visita ao parque eólico de Cerro Chato.

Fotos: Gerson Nunes

Via Prefeitura de Canguçu
Compartilhe:

Prefeitura

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: