Total Pageviews

Audiência sobre comercialização do Tabaco

Compartilhe:

PRESIDENTE VER. RODNEI JACONDINO (PSDB) PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA EM CANGUÇU TRATANDO A RESPEITO DA COMERCIALIZAÇÃO DO TABACO

Na Audiência Pública realizada pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Estado que aconteceu dia 25/05 no Cine Teatro sobre a comercialização do tabaco proposta pelo Deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico em parceria com o MPA ( Movimento de Pequenos Agricultores). Estavam presentes o Deputado Estadual Zé Nunes, Diretor Nacional do MPA Delegado Marcos Regelin, Frei Sérgio Gorgen, Presidente da Comissão Deputado Adilson Troca, Deputado Estadual Pedro Pereira, Deputado Estadual Edegar Pretto, Deputado Estadual Marcelo Moraes, Prefeito de Canguçu Gerson Cardoso Nunes, Presidente da Câmara de Vereadores de Canguçu Rodnei Jacondino, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu Pedro Adão Schiavon, Coordenador Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores Adilso Oliveira Schuch, Vice- prefeito Alcides Bubolz, Prefeito de Arroio do Padre Leonir Baschi, representante do FETRAF SUL Ver. Luis Weber e representante da Afubra Marcos Dornelles.

Durante a Audiência, todos se manifestaram trazendo dados e possíveis soluções para o problema do baixo preço do tabaco, alegando que no estado há 80 mil famílias que são produtoras de fumo, e somente seis empresas que compram o produto. Por isso, deve-se construir alternativas para que os pequenos agricultores possam utilizar formas sustentáveis.

O Presidente da Câmara Ver. Rodnei Jacondino (PSDB) ao manifestar-se sugeriu para que se estimule o agricultor a plantar outros produtos, que o problema do tabaco está na comercialização e o insumo torna o gastos mais elevados.

Em 1997, o Deputado Federal Adão Pretto(PT) propôs um projeto, versando sobre a participação dos produtores de fumo na classificação, pois as indústrias colocam os valores que lhe convém. Porém, este projeto esta parado na Câmara dos Deputados.

Em Canguçu, são mais de 5 mil produtores, é o segundo maior produtor de fumo em todo o estado, e a luta é pelo um preço justo do tabaco que seja fiscalizado e se reabrir uma discussão com o Ministério Público sobre o preço do mesmo, pois o preço do fumo deveria estar em 150 reais o arroba e está em 80 reais.

Ao final, a plateia pode se manifestar em que o ex-prefeito Cássio Luis Freitas Mota falou o Vereador Neviton Nornberg, o membro do MPA de Encruzilhada do Sul Leandro Noronha e o agricultor Cedeni Ferreira.

Foto e Informações :Antoniéla Fonseca 
(Estagiária de Jornalismo)
Câmara de Vereadores -Canguçu
Compartilhe:

câmara de vereadores

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: