Total Pageviews

Vacinação no combate a Raiva

Compartilhe:
Francisco José da Inspetoria Veterinária e o Secretário Philipe dos Santos

VACINAÇÃO É INCENTIVADA PELA SECRETARIA DA AGRICULTURA NO COMBATE À RAIVA

Com a intensificação do trabalho orientativo aos criadores de gado em toda a Zona Sul, quanto a necessidade de atenção com respeito a vacinação regular de combate à raiva, nos rebanhos, anunciada pela Secretaria Estadual de Agricultura do Estado, a Inspetoria Veterinária de Canguçu e a própria Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, se unem num trabalho com vistas a expandir esta mesma orientação junto aos criadores de Canguçu.

Recorda-se que a raiva transmitida através do morcego hematófago, já trouxe prejuízos consideráveis a vários pequenos produtores de nosso município, em época bem recente. A imunização do rebanho e o reforço na vacinação se faz necessário para evitar novos transtornos aos produtores.

Segundo o médico veterinário Francisco José Coelho da Inspetoria Veterinária local, as vacinas são encontradas nas agropecuárias. Ele também informou que num trabalho de março até o presente, a equipe de trabalho da Inspetoria capturou cerca de 400 morcegos, em várias propriedades, isso em toda a Região.

Nos municípios de Canguçu, Morro Redondo, Turuçu e São Lourenço do Sul, ocorreram a morte de cerca de 100 bovinos, nos últimos meses, na maioria apresentando um quadro suspeito da doença (raiva), pelas características: o animal perde os movimentos das patas traseiras, agoniza e vem a morrer dentro de um a dois dias. Os órgãos orientam que os produtores podem auxiliar realizando buscas, quanto à presença de furnas nas propriedades, locais propícios a focos de morcegos hematófagos. A SEMAP, segundo o secretário Philipe dos Santos é parceira no sentido de transmitir estas orientações aos produtores de Canguçu. 
Compartilhe:

rural

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: