Total Pageviews

Comissão de Saúde debate a dengue no RS

Compartilhe:

O deputado Pedro Pereira (PSDB) participou, hoje (20), de reunião e audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (ALRS) sobre a dengue no Estado. A Comissão aprovou requerimento para que o secretário de Saúde, João Gabbardo, seja convidado a comparecer na ALRS para prestar informações sobre o corte de recursos para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS.

Já a audiência pública, proposta em conjunto com a Comissão de Assuntos Municipais, apresentou dados amplamente debatidos sobre a epidemia de dengue no país e a curva crescente da doença no RS. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypsi e veio da África com a colonização da América. 

No Estado, atinge principalmente a região Noroeste e Metropolitana. Em 2015, 745 mil casos já foram detectados no Brasil e 1800 no Rio Grande do Sul. O diretor-geral da Secretaria da Saúde do RS, Francisco Paz, representante do secretário João Gabbardo, alertou para o crescimento de municípios gaúchos infectados pelo mosquito. A prevenção foi lembrada como solução eficiente no combate à doença, mantendo caixas d água e cisternas fechadas, lixo e pneus descartados em locais adequados e pátio das residências limpos, sem acúmulo de água parada. O mosquito se desenvolve em água limpa, parada e eclode no calor.

Para o deputado Pedro Pereira "a sensação de impotência e a questão cultural assustam porque a pessoa pode pegar dengue várias vezes, inclusive dengue hemorrágica. Uma fêmea coloca 400 ovos e pode picar 20 pessoas por dia", alerta. O parlamentar sugere a prevenção através de palestras, principalmente, nas escolas para nossas crianças”, finalizou. Hoje, 150 municípios estão infestados pelo mosquito da dengue no Estado.

Fabrizio Moraes Fernández 
MTE 10500
Foto: Marcelo Bertani
Compartilhe:

Pedro Pereira

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: