Total Pageviews

Deputado Afonso Hamm participa de reunião com tradicionalistas no MTG sobre a defesa da manutenção dos rodeios

Compartilhe:

O Projeto de Lei 2086/2011, de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), que proíbe as perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios, tem causado intensa preocupação entre os tradicionalistas, organizadores, participantes e visitantes dos rodeios crioulos. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) é relator do projeto na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Com o propósito de buscar subsídios ao relatório que apresentará nos próximos dias, o parlamentar participou de reunião na segunda-feira, dia 25, com representantes de entidades tradicionalistas e organizadores de rodeios na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre.

Hamm comenta que irá elaborar o relatório em defesa da manutenção dos rodeios, da cultura e da tradição gaúcha. Ele explica que existem leis, tanto federal quanto estadual, que tratam do rodeio e dos cuidados com os animais. “No Rio Grande do Sul, os rodeios são responsáveis por 45% do turismo. É uma das provas mais importantes e tradicionais em diversos eventos realizados no Estado, que congrega tradicionalismo, cultura e lazer”, observa.

O presidente do MTG, Manoelito Savaris, relatou sobre a importância desse debate no sentido de que os tradicionalistas contribuam com o relatório, já que os rodeios são atividades de extrema relevância no país, em especial no Rio Grande do Sul, que além de movimentar o turismo, movimenta a economia e gera empregos. Ele observa que os cuidados com os animais são exigências primordiais nos eventos, que sempre tem médicos veterinários responsáveis. Além disso, algumas práticas, como o pealo e a cura do terneiro não são mais realizadas, garantindo que não haja maus tratos dos animais.

Na oportunidade, Hamm recebeu dos representantes do Rodeio de Vacaria, a cartilha para a realização de rodeios crioulos.

No Brasil, o rodeio está regulamentado pelas Leis Federal N° 10.220/2001, que institui normas gerais relativas atividade de peão de rodeio, equiparando-o a atleta profissional. E também a Lei Nº: 10.519/2002, conhecida como Lei do Rodeio, que normatiza a realização das provas campeiras.

Além dos representantes das Coordenadorias Regionais de Tradicionalismo, também estavam presentes, alguns patrões de CTGs, proprietários de cabanhas, prefeito de Gramado, Nestor Tissot, vereadores de Pinheiro Machado: Paulo Roberto Burgo Alves e Giovane Teixeira, presidente do IGTF, Vinicíus Brum; coordenador do Piquete da OAB/RS, Flávio Lemos e vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Gustavo Bier Hals.
Compartilhe:

tradicionalismo

últimas

Deixe um Comentário:

0 comments: